emile

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
 “As dificuldades práticas só podem ser definitivamente resolvidas através da prática e da experiência cotidiana. Não será um conselho de sociólogo, mas as próprias sociedades que encontrarão a solução.”
Émile Durkheim



 
















SUMÁRIO
Resumo 3
Introdução 4
Especialidade e método de estudo da Sociologia 5
Moral 6
Solidariedade7
Suicídio 8
Conclusão 9
Referências 10

















RESUMO
O sociólogo Émile Durkheim (1853-1917) é considerado herdeiro do positivismo de Comte, e a partir da afirmação “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, fornece assim uma definição do normal as sociedades. O normal seria aquilo que é desejável a todos os indivíduos,que nasce da consciência coletiva tornando-se uma entidade moral da sociedade.
Baseando-se em seus rigorosos métodos de pesquisa e com suas reflexões, Durkheim consolidou a sociologia como disciplina acadêmica. Com grande parte de sua produção voltada à discussões sobre o procedimento ideal ao estudo da sociologia tornou-se o primeiro professor universitário dessa disciplina.
Ele escreveu suaobra em um período conturbado da Terceira Republica Francesa (1870-1940), com a ascensão da burguesia ao poder, esta época se caracterizou pela instabilidade política e pelos conflitos internos. Com a família e a igreja enfraquecida, ele acreditava ser necessário descobrir novas formas de solidariedade e de consenso da consciência coletiva para fortalecer os princípios morais.INTRODUÇÂO
Emile Durkheim foi um grande pensador que contribuiu para que a sociologia se consolidasse como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, foi o primeiro professor dessa disciplina.
Vivendo numa Europa de contexto conturbado pela modernização, recebeu influências da Revolução Francesa e Revolução Industrial, além de autores com Comte e Saint-Simon. Eleacreditava que “a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento” (QUINTANEIRO, 2002, p.66), nomeado de lei do progresso. Com a velha ordem social destruída havia a necessidade de “criar um novo sistema cientifico e moral” (QUINTANEIRO, 2002, p.66), que rege essa nova ordem. Sobretudo ele via a vida coletiva não apenas como uma ferramenta da vida individual, mas de uma forma mais complexa,que seria o objeto de estudo das ciências sociais.
Durkheim não descartava a hipótese de que os fatos sociais modernos pudessem ser explicados pelo “diálogo como a História, a Economia e a Psicologia” (QUINTANEIRO, 2002, p.67), apesar de existir limites nas explicações dos fatos.

















ESPECIALIDADES E MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Segundo Durkheim a sociologia é“ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, a ciência que estuda o comportamento humano, as relações humanas, todos os tipos de fatos sociais possíveis e a moral que é um fato social induzido pela sociedade. Após delimitar o objeto de estudo a sociologia deve ser tratada como ciência empírica, com o método positivo de observação, indução e experimentação, sendo o métodocientifico para estudar a vida social. E para estudar a sociologia deve-se primeiro analisar o aspecto exterior da sociedade e então ir aprofundando no assunto, devem-se afastar todas as idéias pré- concebidas cobre o fato social, considerar os fatos sociais como ser vivo, que nascem de dentro do ser humano através do exercício da inteligência e dos seus sentimentos que levam as pessoas a agir, apensar e a sentir de determinadas formas. Assim sendo a sociedade não é a soma dos indivíduos, mas a síntese deles (ações, sentimento, ideais particulares).
Os fatos sociais podem ser classificados em fluidos e cristalizados. Os fluidos são a forma de agir dos indivíduos, que são diferentes dependendo da religião, país, cultura, época, entre outros. Os Cristalizados são a forma de ser, que já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Émile
  • emile
  • Emile
  • emile
  • emile
  • Emile
  • Emile
  • ÈMILE DURKHEIM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!