Emile durkheim e karl max: idéias diferentes

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LARISSA DE KASSIA DOS SANTOS GABRIEL

EMILE DURKHEIM E KARL MAX: IDÉIAS DIFERENTES

Teixeira de Freitas
2007

LARISSA DE KASSIA DOS SANTOS GABRIEL

EMILE DURKHEIM E KARL MAX: IDÉIAS DIFERENTES

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Formação Social Politica e Econômica do Brasil.

Orientador: Prof. Sérgio Góes

Teixeira de Freitas
2007

EMILE DURKHEIM E KARL MAX: IDÉIAS DIFERENTES

No decorre da historia da humanidade tivemos grandes sociólogos, que através da sociologia que é um termo criado por Auguste Comte. buscaram entender com este estudo o comportamento dohomem, uma ciência que ajuda a identificar o individuo e suas formas de agir e pensar nos grupos existentes na sociedade, como ele interage no interior destes grupos. A vida social e explicada a partir desta Ciência da Sociologia, que surgiu para consolidar e constituir a sociedade moderna, com mudanças radicais na sociedade e que resultou no surgimento do capitalismo.

Asociologia propriamente dita é fruto da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL e por essa razão é chamada de ‘ciência da crise’-crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia.
A sociologia como a ciência da sociedade não surgiu de repente, nem resultou das idéias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecimento e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu apartir do século XV,quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade de feudal,dando origem à sociedade capitalista (TOMAZI, 200, p.1 apud BARBOZA, 2007 p.7).

Mesmo antes de se considerada uma Ciência, a sociologia veio para estimula a sociedade á pensar melhor sobre ela como um todo, tivemos grandes sociólogos que estudaram e se dedicaram ao contexto dasociedade, a exemplo temos Emile Durkheim e Karl Max, que tinham dois pensamentos distintos em relação à sociedade, mas que pretendia buscar no homem as explicações das ações que ele provoca na sociedade, isto os levou formar algumas teorias sociológicas importantes para a historia da sociologia, e ainda hoje idéias destes sociólogos influenciam muitos historiadores e cientistas sociais.Emile Durkheim tinha um pensamento que prevalecia sobre as pessoas, ele que foi influenciado pelo pensamento positivista de Auguste Comte. que foi a primeira corrente consolidada da sociologia, incentivou Durkheim a desenvolver as suas idéias de forma que ele trabalha-se em cima das leis impostas pela sociedade e veio a chamar de Fatos Sociais. Considerado o fundador da sociedade moderna, eleseguia a linha positivista de Comte. e centrou suas preocupações em problemas da ordem social, tanto Comte. e Durkheim acreditavam que a sociedade poderia ser analisada conforme os fenômenos da natureza.

O positivismo concebia a sociedade como um organismo constituído de partes integradas e harmônicas, segundo um modelo físico e organicista, que levou o próprio Auguste Comte. achamara sociologia de “FISICA SOCIAL”. O positivismo de Augusto Comte. exerceu forte influencia para o pensamento sociológico desenvolvido posteriormente na França por Emile Durkheim. (BARBOZA, 2007, p.11)

Seguidor de Comte. Durkheim simplificou a suas idéias e foi o primeiro a usar a expressão de Sociologia, ele sempre buscou o reconhecimento da sociologia como uma ciência, quepara ele deveria ser neutra diante dos fatos sociais, e com isto estabeleceu algumas regras do método sociológico para analisar melhor os fatos sóciais e assim definir com clareza o objetivo deste seu método. Trabalhando em cima da existência própria e independente dos fatos sociais que consideravam como coisas, o que nos mostra e que para entender a sociedade e os indivíduos que forma ela, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx e émile durkheim,idéias diferentes
  • Karl marx e émile durkheim, idéias diferentes
  • Sociologia
  • AS IDEIAS CENTRAIS DE: AUGUSTO COMTE, KARL MARX, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.
  • Sociologia
  • karl marx, emile durkheim e max weber
  • Émile durkheim e karl max para o funcionamento da sociedade.
  • Karl marx, emile durkheim e max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!