Emile Durkhain

452 palavras 2 páginas
Questões da Apostila
1. Leia a citação a seguir e faça um pequeno comentário sobre a sua aplicabilidade, ou não, no atual contexto educacional. Posicione-se de forma crítica e utilize exemplos que justifiquem o seu posicionamento.

“O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja; e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio.”

(Émile Durkheim)

Resposta:
Para Durkheim, os padrões sociais impõe a educação de cada indivíduo, o ser social, a qual é intermediada por familiares e professores, uma vez que para ele, a função principal do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Seu objetivo era descobrir como funcionava a sociedade e como ela era imposta na comunidade, já que, a partir de uma educação imposta de acordo com os padrões sociais, que se dava a possibilidade de criar o ser social.
Exemplos claros de padrões sociais, dentro e fora da sala de aula, são sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, religião: Itens que são aplicáveis a toda sociedade, condicionando e/ou determinando suas ações.

2. Cite dois aspectos que foram fundamentais para a constituição do pensamento sociológico no mundo e no Brasil.
Resposta:
Aspectos que foram fundamentais para a constituição do pensamento sociológico no mundo, foram as mudanças econômicas, sociais e políticas decorridas da revolução industrial e das revoluções burguesas na Europa. Já no Brasil, foram a industrialização nascente e mudanças na distribuição da população: Muitos imigrantes europeus chegaram no país e se instalaram em áreas urbanas no mesmo período.
3. A partir do que você estudou, desenvolva um pequeno texto (no mínimo 10 linhas), dissertando sobre aspectos importantes da proposta pedagógica de Paulo Freire. Após, aponte um exemplo de como um desses aspectos pode ser aplicado na sua prática pedagógica.

Resposta:

Paulo Freire achava que

Relacionados

  • Émile durkhain
    453 palavras | 2 páginas
  • trabalho de sociologia
    3966 palavras | 16 páginas