emfermagem

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013


É constituído por tubos chamados de veias que tem como função conduzir o sangue dos capilares para o coração. As veias, também como as artérias, pertencem a grande e a pequena circulação. 
O circuito que termina no átrio esquerdo através das quatro veias pulmonares trazendo sangue arterial dos pulmões chama-se de pequena circulação ou circulação pulmonar. E o circuito que termina no átriodireito através das veias cavas e do seio coronário retornando com sangue venoso chama-se de grande circulação ou circulação sistêmica. 
Algumas veias importantes do corpo humano: 
Veias da circulação pulmonar (ou pequena circulação): As veias que conduzem o sangue que retorna dos pulmões para o coração após sofrer a hematose (oxigenação), recebem o nome de veias pulmonares. 
São quatro veiaspulmonares, duas para cada pulmão, uma direita superior e uma direita inferior, uma esquerda superior e uma esquerda inferior. 
As quatro veias pulmonares vão desembocar no átrio esquerdo. Estas veias são formadas pelas veias segmentares que recolhem sangue arterial dos segmentos pulmonares. 
Veias da circulação sistêmica (ou da grande circulação): duas grandes veias desembocam no átrio direitotrazendo sangue venoso para o coração. São elas: veia cava superior e veia cava inferior. Temos também o seio coronário que é um amplo conduto venoso formado pelas veias que estão trazendo sangue venoso que circulou no próprio coração. 
Veias Pulmonares, Cavas Superior e Inferior e Seio Coronário

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Veia cavasuperior: a veia cava superior tem o comprimento de cerca de 7,5cm e diâmetro de 2cm e origina-se dos dois troncos braquiocefálicos (ou veia braquiocefálica direita e esquerda). 
Cada veia braquiocefálica é constituída pela junção da veia subclávia (que recebe sangue do membro superior) com a veia jugular interna (que recebe sangue da cabeça e pescoço). 


Veia cava Inferior: a veia cava inferioré a maior veia do corpo, com diâmetro de cerca de 3,5cm e é formada pelas duas veias ilíacas comuns que recolhem sangue da região pélvica e dos membros inferiores. 



Seio Coronário e veias Cardíacas: O seio coronário é a principal veia do coração. Ele recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Fica situado no sulco coronário abrindo-se no átrio direito. É um amplo canal venoso paraonde drenam as veias. Recebe a veia cardíaca magma (sulco interventricular anterior) em sua extremidade esquerda, veia cardíaca média (sulco interventricular posterior) e a veia cardíaca parva em sua extremidade direita. Diversas veias cardíacas anteriores drenam diretamente para o átrio direito.



VEIAS DA CABEÇA E PESCOÇO 






Crânio: a rede venosa do interior do crânio é representadapor um sistema de canais intercomunicantes denominados seios da dura-máter. 
Seios da dura-máter: 
São verdadeiros túneis escavados na membrana dura-máter. Esta, é a membrana mais externa das meninges. 
Estes canais são forrados por endotélio. 
Os seios da dura-máter podem ser divididos em seis ímpares e sete pares. 
Seios da Dura-Máter

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana.2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Seios da Dura-Máter

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SEIOS ÍMPARES (6): são três relacionados com a calvária craniana e três com a base do crânio. 
Seios da calvária craniana: 
1 - Seio sagital superior: situa-se na borda superior e acompanha a foice do cérebro em toda sua extensão. 
2 - Seio sagitalinferior: ocupa dois terços posteriores da borda inferior da parte livre da foice do cérebro. 
3 - Seio reto: situado na junção da foice do cérebro com a tenda do cerebelo. 
Anteriormente recebe o seio sagital inferior e a veia magna do cérebro (que é formada pelas veias internas do cérebro) e posteriormente desemboca na confluência dos seios. 
Seios da base do crânio: 
1 - Seio intercavenoso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem
  • Emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!