emeric macier

729 palavras 3 páginas
A paisagem "Arredores de Barbacena", de Emeric Marcier, óleo sobre tela, medindo 74x150cm, que pertence ao colecionador e marchand Jean Boghici, está em destaque na mostra "O COLECIONADOR", até setembro, no Museu de Arte do Rio - MAR, o mais novo museu carioca, na Praça Mauá.
A mostra reúne oito movimentos artísticos de uma só vez, como numa sinfonia de cores e formas: o modernismo, o surrealismo, a pintura primitiva, a abstração informal, a abstração construtiva, a nova figuração, a pintura russa, a pintura chinesa fazem parte do precioso acervo guardado por Jean Boghici. Emeric Marcier. Pintor judeu-romeno que estudou na Academia de Belas-Artes de Brera, na Itália. Cursou Especialização em Paris, na França e, após uma passagem de um ano em Portugal, imigrou para o Brasil a 20 de abril de 1940, em fuga às perseguições nazistas, vindo a morar na cidade do Rio de Janeiro e, a partir de 1947, na cidade de Barbacena, Estado de Minas Gerais. Converso à doutrina católica romana, Jesus Cristo tornou-se tema constante e privilegiado por sua obra mural, realizada entre os anos de 1946 e 1960, em várias cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, resultando assim numa completa narrativa pictórica da Vida de Cristo, porém impregnada de elementos da fé judaica,no ano de 1966, Marcier recebeu o título de Cidadão Honorário de Barbacena, o evento foi seguido de uma exposição local, com obras de sua autoria, de propriedade de pessoas da cidade.
“Câmara Municipal só possui acervo do ano de 1990 até a presente data, em razão de que, por força de legislação vigente à época, autorizava a doação e/ou incineração dos arquivos legislativos.” Sempre trabalhando em seu atelier do Sítio Santana, até altas horas da noite, em determinados momentos, Marcier interrogava a si mesmo: “O que é que eu fazia ali. Com cada vez menos capelas para decorar com afrescos, este grande espaço parecia-me que, de certo modo, transformara-se numa capela. Qual era a religião? A

Relacionados