Ementa LPT Engenharia Civil

901 palavras 4 páginas
PLANO DE ENSINO ENCN1A

1. IDENTIFICAÇÃO:
Curso: Engenharia Civil
Período Letivo: 2º/2014
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
1º Semestre
Docente(s): Leniomar Oliveira Morais
Carga horária semestral: 60 h/a

2. EMENTA APROVADA NO PPC:
Leitura ativa, analítica e crítica de texto. Planejamento e produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos-argumentativos. Relação interpessoal no processo de comunicação, leitura multimodal.

3. OBJETIVOS:
3.1. Geral:
Desenvolver as competências e habilidades de expressão oral e escrita na produção do texto acadêmico, abrangendo a recepção do texto em suas diversas tipologias e aplicando suas respectivas funções de linguagem no processo de leitura e escrita.

3.2. Específicos
Conscientizar o aluno da importância da língua como instrumento de comunicação em geral e em especial, na área em que atuará.
Propiciar ao aluno a oportunidade de aperfeiçoar a expressão oral e escrita, capacitando-o a desempenhar com maior eficiência as suas atividades profissionais.
Capacitar o aluno a utilizar de forma eficiente e precisa a língua portuguesa na produção textual, profissional e acadêmica;
Desenvolver as habilidades dos ingressantes para formar egressos que tenham as competências determinadas pela concepção pedagógica do curso.

4. CONTEÚDOS:
Unidade I
Leitura e Compreensão de Textos - Níveis de leitura de um texto: Leitura ativa, analítica e crítica. - Estrutura textual: parágrafo indutivo e dedutivo. - O parágrafo argumentativo.
Unidade II
O parágrafo de Introdução e de Conclusão. - Estrutura argumentativa, ideias centrais e apreciação crítica. - Análise dos elementos que compõem o texto.
Unidade III
Leitura, Produção e Reprodução de Textos - Planejamento e produção de sínteses, resumos, resenhas críticas e textos dissertativos argumentativos.
Unidade IV
Relação interpessoal no processo de comunicação, leitura multimodal. - Comunicação, expressão e competências midiáticas no contexto da empregabilidade. - Leitura

Relacionados

  • Processos gerencias
    25894 palavras | 104 páginas
  • Detran Apostilaaaaaa
    280354 palavras | 1122 páginas
  • Apost
    27989 palavras | 112 páginas