EMEF Professor Linneu Prestes Filosofia

661 palavras 3 páginas
Sumário:

Introdução________________________________________ Pág. Dogmatismo_______________________________________Pág.
Ceticismo_________________________________________Pág.
Conclusão________________________________________ Pág.
Bibliografia________________________________________Pág.

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”
-Aristóteles.

Introdução:

O ceticismo e o dogmatismo são dois opostos de uma mesma moeda. Enquanto que o ceticismo é uma filosofia que tem como fundamento o fato de não acreditar em absolutamente nada do que é “mostrado”, buscando sempre por novas respostas partindo do pressuposto de que não existe nenhuma verdade absoluta, o dogmatismo é fundamentado em cima da capacidade do homem de conseguir essa verdade absoluta que os céticos desconhecem. Ele está ligado a expressas verdades que não precisam de nenhuma revisão ou crítica para que possa vir a ser entendida.

Dogmatismo:

O dogmatismo é algo natural, é a forma como o homem percebe as coisas que estão ao seu redor, usa de sua percepção, e assim passa a acreditar na existência dessas coisas, sem ter nenhuma dúvida lhe afligindo. Esse conhecimento sobre dogmas tem exercido uma grande influência sobre as práticas religiosas com o passar dos tempos. Antigamente esse termo era usado como o significado de aparência, vindo do grego ele era ligado ao fato de expressar a opinião, crença ou algo que parecia ser, mas desde esses tempos já existiam filósofos adeptos do dogmatismo, como Parmênides, Platão e Aristóteles, que se recusavam a crer nas verdades estabelecidas.

Ceticismo: O ceticismo é uma atitude completamente pessimista, ela se agarra a probabilidade de que não se pode alcançar nenhum conhecimento verdadeiro, negando a capacidade do sujeito de conhecer algo verdadeiramente, o que faz com que a situação acabe por se tornar algo complicada, difícil de lhe dar, e porquê não dizer,

Relacionados

  • Teatro
    57952 palavras | 232 páginas