Emchentes

2994 palavras 12 páginas
Introdução

As enchentes são calamidades naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. Em áreas rurais ocorre com menos frequência, pois o solo, bem como a vegetação, se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força, não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, máquinas ou outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior frequência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
Como se percebe, as enchentes, na maioria das vezes, ocorrem como consequência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar: O abandono dos lares inundados, A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água, A contaminação da água por produtos tóxicos, A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras.

A contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados.
Além das atividades já citadas, que colaboram com as formações de enchentes, também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias às enchentes porque o solo dessas regiões são

Relacionados

  • Atps de física
    1624 palavras | 7 páginas