embriologia
Diretora: Andréia Penante
Professora: Regina Pereira
Alunos: Sabrina Almeida Patrícia Machado Daniel Silva
Turma: 121 1ª etapa Turno: Manhã
Embriologia Animal
Macapá AP 21 de Outubro de 2013
Grupo:
Sabrina Almeida
Patrícia Machado
Daniel Silva
Embriologia Animal
Pesquisa realizada como instrumento Avaliativo do 3ª Bimestre da disciplina Biologia, ministrada pela professora, Especialista Regina Pereira.
Macapá AP 21 de Outubro de 2013 Sumário
Introdução
O estudo do desenvolvimento de um organismo desde o ovo ate o nascimento;
É dividida em tópicos –
Tipos de ovos;
Segmentação;
Gastrulação;
Neurulação;
Mesoblasto;
Organogênese;
E anexos embrionários;
Embriologia comparativa do peixe ao homem.
Embriologia Animal
É a ciência que estuda a formação do embrião. O embrião é formado a partir da fecundação (encontro do espermatozóide e o óvulo). Vários espermatozóides são atraídos para o óvulo para que ocorra a fecundação. São necessários muitos espermatozóides, pois a membrana do óvulo é muito resistente.
Somente o primeiro espermatozóide, fecunda o óvulo. Se entrarem mais de um, os outros morrerão. A região anterior do espermatozóide é chamada de acrossomo, região rica em enzimas usadas para romper a membrana do óvulo.
Tipos de ovos
Em função da quantidade e da distribuição do vitelo, os ovos são classificados em quatro tipos: oligolécitos, heterolécitos, telolécitos e centrolécitos.