Embriologia e Hsitologia

3006 palavras 13 páginas
Embriologia
O termo embriologia que se refere ao estudo de embriões, compreende apenas o período de desenvolvimento pré-natal de embriões e fetos. Nesse período de desenvolvimento envolve quatro fases: fecundação, segmentação, gastrulação e organogênese.

1. Gametogênese
É o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas, os gametas, que ocorre em organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas. Esse processo de maturação é chamado de Espermatogênese no sexo masculino e Ovogênese no sexo feminino.

2. Espermatogênese
Processo de formação e desenvolvimento dos espermatozoides. Os espermatozoides são células sexuais especializadas que possuem metade dos cromossomos paternos, graças à meiose. As células dos testículos são organizadas através dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides são produzidos. O processo de formação do espermatozoide se divide em quatro fases: multiplicação, crescimento, maturação e espermiogêneses.
2.1. Multiplicação
As espermatôgonias dividem-se por mitose, este período ocorre (nos machos) durante a vida toda.
2.2. Crescimento
As mitoses param e a espermatogônia cresce dando origem a uma célula maior, que agora recebe o nome de espermatócito primário (2n).
2.3. Maturação
O espermatócito primário (2n) entra em meiose I, dando origem a duas células (n), que agora são chamadas espermatócitos secundário (n), que entram em meiose II formando assim, quatro células (n), as espermátides.
2.4. Espermiogênese
As espermátides sofrem um grande número de transformações, dando origem aos espermatozoides.

3. Ovogênese
Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células

Relacionados