Embriologia revisão

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014
 TRABALHO


ÓVULOS

ISOLÉCITO OU OLIGOLÉCITO (iso = igual, lecito = vitelo, oligo = pouco)
Possui pouco vitelo, homogênea ou quasehomogeneamente distribuído pelo citoplasma. Ocorrência: equinodermos e cefalocordados (anfioxo).
HETEROLÉCITO (hetero = diferente)
Muito vitelo. Distinção entre pólo animal, que contém o núcleo, e pólovegetativo, que contém o vitelo. Ocorrência: peixes (alguns) e anfíbios.
CENTROLÉCITO (centro = meio) O vitelo ocupa praticamente toda a célula, ficando a porção do citoplasma sem vitelo reduzida a umapequena região na periferia da célula e junto ao núcleo. Ocorrência: insetos
TELOLÉCITO (telo = fim) Óvulos grandes, com muito vitelo no pólo vegetativo. Nítida separação entre o citoplasma semvitelo (pólo animal) e o citoplasma rico em vitelo (pólo vegetativo). Ocorrência: peixes (alguns), répteis e aves
ALÉCITO (a = sem) Na maioria dos mamíferos, o óvulo é praticamente desprovido de vitelo,podendo ser considerado como um óvulo alécito, embora também possa ser chamado de oligo ou isolécito. Ocorrência: mamíferos (maioria)

Mórula
Inicia-se com um acentuado número de blastômeros, osquais, associados no decorrer das clivagens, ajuntam-se para formar um maciço celular com aparência de amora (geralmente ocorre no período em que existe um número entre 32 e 64 blastômeros,aproximadamente).

Blástula
Após a formação do maciço celular, a mórula, seus blastômeros começam a se organizar para a periferia, delimitando uma cavidade central. A esta cavidade denominamos blastocele(cavidade de segmentação). À camada de células periféricas denominamos blastoderme.
A formação de uma cavidade no interior deste maciço celular ocorre devido à absorção de líquidos extracelulares.Conseqüentemente, a ingestão deste forçará as células embrionárias (blastômeros) a se organizarem na periferia. Nos mamíferos, a blástula é denominada blastocisto.

Gastrulação
Trata-se de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revisão de reprodução e embriologia
  • Estudo dirigido de embriologia: revisão de gametogênese, fecundação, reprodução, ontogenia e teratogênese
  • Embriologia
  • Embriologia
  • Embriologia
  • embriologia
  • Embriologia
  • Embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!