EMBRIOLOGIA 9 ao nascimento OK x 1 1

Páginas: 7 (1676 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
Período Fetal: 9° ao nascimento
Caracteriza o período fetal, pois os órgãos já estão praticamente formados e o embrião já tem um aspecto humano.
Este período está envolvido ao rápido crescimento fetal e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Inicia-se esse período com células neurais crescendo e se multiplicando rapidamente o que garante movimentos rápidos e involuntários (ainda nãohá conexões suficientes para os voluntários). Essa movimentação é importante para o desenvolvimento muscular e das conexões neurais.
VIABILIDADE FETAL: definida pela capacidade do feto em sobreviver no meio extra-uterino. Normalmente fetos com menos de 500g não sobrevivem, entretanto quando vivem, são denominados crianças imaturas. Entre 1500 a 2500 g é muito comum o nascimento sendo denominadascrianças pré-maturas, pois sobrevivem com dificuldades.
ESTIMATIVA DA IDADE FETAL: importante para poder se calcular o tempo de gestação e a estimativa do parto (EDC- data esperada para o parto ou DPP- data provável para o parto). É feita a partir do ultra-som o comprimento do topo da cabeça às nádegas (CRL). Mede-se a idade fetal a partir do tempo transcorrido desde o último período menstrualnormal (LNMP) – normal 40 semanas; ou o dia estimado da fecundação – normal 38 semanas. As medidas básicas são diâmetro biparietal (DBP) – diâmetro da cabeça entre as duas saliências parietais; circunferência da cabeça e do abdome; comprimento do fêmur e do pé. A determinação do tamanho de um feto, principalmente de sua cabeça, é de grande valia para o obstetra.
CRESCIMENTO: o crescimentointra-uterino pode ser retardado devido a algumas condições como, por exemplo, a de mães fumantes e/ ou alcoólatras (produzir IUGR – peso da criança dentro do menor décimo percentil para a idade da gestação) ou a gestação de gêmeos. A glicose (fonte energética principal para o desenvolvimento do feto), a somatomedina e a insulina (secretada pelo pâncreas fetal, necessária para o metabolismo da glicose)também são agentes que interferem no crescimento e peso, estimulando-os.
TRIMESTRES DA GRAVIDEZ: no fim do primeiro trimestre de gravidez, o feto já desenvolveu todos os principais sistemas; no segundo já é possível verificar por ultra-sonografia os detalhes anatômicos e ao final desse o neném já consegue sobreviver caso nasça prematuramente; no último trimestre há a maturação do feto que já podenascer aos 5 meses quando atinge os 2,5 kg.
NONA SEMANA: rápida aceleração do crescimento do comprimento do corpo; face larga, com olhos muito separados, mas fechando-se; cabeça ainda grande ou arredondada; orelhas com implantação baixa; as pálpebras ao se fecharem permanecerão assim até a 12ª semana.
DÉCIMA SEMANA: estágio, juntamente com a 11ª semana, de maior crescimento, alças intestinais visíveise desenvolvimento inicial das unhas das mãos.
DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA: intestino retornou para o abdome.
DÉCIMA SEGUNDA SEMANA: crescimento da cabeça é retardado ao final dessa semana; iniciam-se centros de ossificação primária especialmente no crânio e ossos longos; movimentos voluntários, embora não percebidos pela mãe, já são realizados; identificam-se processos gonadais que formarão osaparelhos reprodutores; a eritropoese passa a ser feita não só pelo fígado, mas também, pelo baço; formação da urina entre a nona e a décima segunda semana com sua excreção sendo feita no líquido amniótico que por muitas vezes é engolido pelo feto (desenvolvimento do reflexo de sucção); pescoço já é bem definido.
13ª A 16ª SEMANA: com 16 semanas a cabeça já está relativamente pequena e os membrosinferiores ficaram mais compridos e inicia a formação das unhas dos pés. É possível ao feto estabelecer movimentos coordenados a partir da 14ª semana. A ossificação do esqueleto é ativa e os ossos claramente visíveis em ultra-som. Movimentos lentos dos olhos decorrem e esses ocupam uma posição anterior na face. As orelhas externas se aproximam de sua posição de finitiva e já é possível a determinação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embriologia cap. 1 ao 9
  • Embriologia 1
  • ATIVIDADE 1 Embriologia 1
  • embriologia 1
  • Embriologia 1
  • 1 a 9
  • 1 Parte 1 Comunica O OK
  • BANER NUTRI AO OK 1 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!