Embriologia 21º á 25º semana e parto

827 palavras 4 páginas
Da 21ª semana á 25ª semana.

Este é um período de um notável crescimento do feto, Há um ganho de peso e este está mais proporcionado. Durante a 21ª semana pode-se avaliar que o comprimento cefalo-caudal do feto que está com aproximadamente 18 cm e pesando cerca de 300g. O sangue do feto já se encontra com glóbulos vermelhos e brancos que se preparam para a defesa do organismo. O sistema digestório já começa a funcionar absorve a água e as substâncias sólidas são enviadas para o intestino grosso, isso permite também que o feto acabe engolindo líquido amniótico e isso ocorre na formação do sistema respiratório onde este líquido entra e sai dos pulmões, quando feto “treina” sua respiração. O feto apresenta soluços que podem ser perceptíveis, o tato já está bem desenvolvido, por isso ele é capaz de sentir tato da mãe ao tocar a barriga, assim como gosta de tocar seu rosto ou qualquer outra coisa ao seu alcançe como o cordão umbilical por exemplo. As pálpebras e as sombrancelhas estão completamente formadas daí começam os movimentos rápidos e o piscar dos olhos pegando um pouco da 22ª semana.
Na 22ª semana o bebê poderá estar com 19 cm e pesando cerca de 350g, isso varia muito de gravidez para gravidez. Nesta semana já estão em formação as papilas gustativas, se for um menino os testículos começam a descer a bolsa escrotal, as suas unhas estão crescidas e já cobrem toda região destinada para elas nos dedos. O cérebro apresenta desenvolvimento acelerado, o feto tem uma aparência magrinha.
Na 23ª semana o feto está com aproximadamente 20 cm e 450g, este se mexe bastante no útero por conta do bom desenvolvimento dos movimentos das pernas. Os lábios estão formdos assim como os olhos mas com a íris (parte pigmentda) ainda sem cor. Os sistema digestório, respiratório e circulatório estão quase formados, logo logo estará pronto para vida fora do útero, e apresenta uma aparência parecida com a que vai ter ao nascer, só que bem enrrugada. O útero está a cerca de 4cm

Relacionados

  • Biologia Geral
    2743 palavras | 11 páginas
  • Desenvolvimento embrionário e fetal
    10075 palavras | 41 páginas
  • A Renuncia da Maternidade- Maternidade de Substituição
    50865 palavras | 204 páginas
  • Projeto Carroceiro Cidadão
    51947 palavras | 208 páginas