embraer

Páginas: 8 (1789 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1941 – ANTES DA EMBRAER
Em 20 de janeiro foi criado pelo Decreto Lei n.º 2961 o Ministério da Aeronáutica com o objetivo de desenvolver, ampliar e coordenar as atividades técnica e econômica da aviação nacional, visando o progresso e a segurança nacional. Com a II Guerra Mundial, o Ministério da Aeronáutica sentiu a necessidade de montar uma sólida base técnica no país e formar seus própriosengenheiros especializados, além de incentivar a indústria aeronáutica.
1960-Nasce a Embraer
-A Embraer foi criada em 1969 com a finalidade de produzir a aeronave Bandeirante em série, projeto que originalmente previa um galpão industrial capaz de produzir dois Bandeirantes por mês com pouco mais de 500 empregados.
1970 - A Embraer é construída
Em 2 de janeiro, a Embraer começa a funcionar etoma posse a primeira diretoria. Inicia-se também a construção dos prédios da empresa, numa área ao lado do campus do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). O prédio-sede, na Av. Brig, Faria Lima, em São José dos Campos, SP, bairro do Putim, ganha o número 2170 (2 de janeiro de 70, a data de início de funcionamento da Empresa).
Enquanto o primeiro Bandeirante, denominado EMB 100, acumulavaexperiências de vôo, a equipe de projetistas da nova companhia fazia as modificações e ajustes necessários para o início da sua versão seriada.
Em paralelo os operários construíam as primeiras instalações e hangares junto à pista de pouso de São José dos Campos, onde se localiza o Aeroporto de São José dos Campos.
1971-Planador Urupema
Janeiro - Começa a produção do planador de alto desempenho EMB 400Urupema projetado pelo CTA, o único planador fabricado pela Embraer e a primeira aeronave fabricada nas instalações da empresa.
1972-Primeiro voo do bandeirante de serie
09 de agosto - Voa o primeiro EMB 110 Bandeirante de série e a Embraer anuncia as primeiras vendas da aeronave EMB 110 Bandeirante, para o transporte comercial de passageiros.


1973 - 1ª entrega do Bandeirante
9 de fevereiro- Primeira entrega do EMB 110 Bandeirante para a Força Aérea Brasileira. As aeronaves matrículas FAB 2133 e 2134 sob designação militar C95 foram entregues em cerimônia com a presença do presidente do Brasil, Emílio Garrastazu Médici, de altas autoridades, empregados e imprensa nacional.
1974 - Parceria com a Piper
19 de agosto - É colocado em prática o acordo da Embraer com a empresanorte-americana Piper. A Embraer fabrica sob licença os bimotores Navajo (EMB 820) e Sêneca (EMB 810) e os aviões de seis lugares monomotores Sertanejo (EMB 721) e Minuano (EMB 720). A Indústria aeronáutica Neiva é sub-contratada pela Embraer para a fabricação de alguns monomotores da Piper de quatro lugares, o Carioca (EMB 710), Corisco (EMB 711) e Tupi (EMB 712). A Aerotec também é sub-contratada pelaEmbraer para fazer partes de alguns dos aviões. Posteriormente, a Neiva ficou encarregada da fabricação do Carajá, uma versão do Navajo equipado com motores turboélices.
1975 - 1ª exportação do Bandeirante
7 de agosto - Embraer exporta os primeiros EMB 110 Bandeirante para a Força Aérea Uruguaia, tendo realizado a cerimônia de entrega do Bandeirante para Força Aérea Uruguaia dia 26 de setembro de1975.
1976 - O EMB 121 Xingu
10 de outubro - Data do primeiro vôo do EMB 121 Xingu, que se torna a primeira aeronave projetada e fabricada pela Embraer (o Bandeirante foi projetado no CTA). O Xingu é uma aeronave pressurizada executiva propelida por dois motores turboélices Pratt&Whitney PT-6.
1977 - Exportação do bandeirante para linhas comerciais
Embraer inicia a exportação do Bandeirantepara linhas aéreas comerciais a partir de 1977, sendo o primeiro EMB 110P2 Bandeirante comercial exportado para a Air Littoral na França. Homologado pelo CTA em 21 de março de 1977.
1978 - Bandeirante certificado pelo CAA
15 de agosto - O Bandeirante recebe sua certificação no Reino Unido emitida pelo CAA - Civil Aviation Authority, UK.



1979 - Embraer nos EUA
7 de Outubro - Estabelecida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embraer
  • embraer
  • Embraer
  • Embraer
  • embraer
  • Embraer
  • Embraer
  • Embraer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!