Embraer foca em technologia

1049 palavras 5 páginas
10/21/13

Para crescer, Embraer foca na tecnologia - Estadao.com.br

/Economia
Para crescer, Embraer foca na tecnologia
21 de outubro de 2012 | 11h 13

ETHEVALDO SIQUEIRA - Agencia Estado

O Centro de Realidade Virtual da Embraer, em São José dos Campos, um dos mais avançados do mundo, é uma das razões que explicam o sucesso da empresa, hoje considerada a terceira maior indústria aeronáutica do mercado internacional.
Para alcançar essa posição, a Embraer investe continuamente na mais avançada tecnologia de projetos e de manufatura, exatamente como fazem suas maiores rivais, a Boeing e a
Airbus. E combina essa tecnologia com a competência e a criatividade de seus engenheiros, projetistas e administradores.
No ambiente futurista do Centro de Realidade Virtual nascem e evoluem todos os projetos de novos aviões, a partir do uso de softwares que permitem à equipe de engenheiros criar algumas das aeronaves mais modernas e funcionais da atualidade.
Além de ganhar forma, os projetos são testados em todos os seus detalhes por simuladores virtuais que mostram as linhas de força de cada estrutura, na asa, no leme, na cabine e em toda a superfície da aeronave. Todos os desenhos ganham mobilidade e tridimensionalidade (3D).
Com o uso intensivo dessas ferramentas digitais, a Embraer pode antecipar até a visão que o piloto terá do painel de instrumentos, analisar o conforto da cabine ou cockpit, bem como a funcionalidade de seus comandos. Pode saber, também, antecipadamente, qual será a visão e o conforto dos passageiros.
Esses programas ajudam os projetistas não só a criar novos modelos como a atualizar e aprimorar permanentemente os melhores e mais avançados aviões executivos do mundo.
Dois dos mais modernos softwares de projeto, entre tantos outros, destacam-se na criação dos aviões da Embraer. São o Catia (rimando com titia) e o PLM, sigla de Product Lifecycle
Management. Este último permite ao fabricante administrar todo o ciclo de vida dos

Relacionados