Embolos de Bernoullitywslo

2455 palavras 10 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS
Curso:
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Período: 5º
Disciplina:
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
Professor:
CLAUDINEI CERCONI
Ano: 2012
1° Semestre
Condução
Valor da lista:

Acadêmico (A)

Nota:
Informações: -Entregar até terça dia _____/____/_____. -Cada aluno deverá entregar sua lista.

01 – Calcule a diferença hidrostática entre a pressão arterial no cérebro e no pé de uma pessoa com 1,83 m de altura. A massa específica do sangue é 1,06x103 kg/m³.

02 – Alguns membros da tripulação tentam escapar de um submarino avariado a 100 m abaixo da superfície. Que força deve ser aplicada a uma escotilha de emergência, de 1,2 m por 0,6 m, para abri-la para fora nessa profundidade? Suponha que a massa específica da água do oceano é 1024 kg/m³ e que a pressão do ar no interior do submarino é 1,00 atm.

03 – Embolia gasosa em viagens de avião. Os mergulhadores são aconselhados a não viajar de avião nas primeiras 24 horas após um mergulho, porque o ar pressurizado usado durante o mergulho pode introduzir nitrogênio na corrente sanguínea. Uma redução súbita da pressão do ar (como a que acontece quando um avião decola) pode fazer com que o nitrogênio forme bolhas no sangue, que podem produzir embolias dolorosas ou mesmo fatias. Qual é a variação de pressão experimentada por um soldado da divisão de operações especiais que mergulha a 20 metros de profundidade em um dia e salta de pára-quedas de uma altitude 7,6 km no dia seguinte? Suponha que a massa específica média do ar nessa faixa de altitudes seja 0,87 kg/m³.

04 – Perda de consciência dos pilotos de caça. Quando um piloto faz uma curva muito fechada em um avião de caça moderno a pressão do sangue na altura do cérebro diminui, e o sangue deixa de abastecer o cérebro. Se o coração mantém a pressão manométrica (hidrostática) da aorta em 120 torr quando o piloto sofre uma aceleração centrípeta horizontal de 4g, qual é a pressão sanguínea no cérebro (em

Relacionados