embalagens ativas e inteligentes

Páginas: 12 (2855 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNOESC- UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS – 70 FASE
EMBALAGEM DE ALIMENTOS







NOVOS DESENVOLVIMENTOS E APLICAÇÕES
EM EMBALAGENS DE ALIMENTOS








ALUNA: PRISCILLA BRUGNAGO
PROFESSORA: MARIA RITA CHAVES NOGUEIRA
VIDEIRA , 28 DE ABRIL DE 2014
INTRODUCÃO

As embalagens de alimentos têm como principal função a conservação dos alimentos eaumento de vida de prateleira. As embalagens passivas, tradicionais, necessitam de aperfeiçoamentos para estender a vida do produto e que ofereça maior segurança ao consumidor. Novos estudos estão sendo realizados para que tal desenvolvimento aconteça, as embalagens ativas e inteligentes são exemplos disso.
Com a demanda cada vez maior, pelos consumidores, de produtos mais naturais e saudáveis, asembalagens ativas e inteligentes estão, através de testes, se mostrando bastante eficientes desde o controle microbiano até a informação passada pela embalagem das condições do produto na prateleira. Além de suas propriedades de conservação e segurança dos alimentos acondicionados, a embalagem também pode ser decisiva como vantagem competitiva na indústria de alimentos.
As embalagens ativas sãodenominadas como embalagens que interagem propositalmente com o alimento e têm ações antimicrobianas, antioxidantes, melhorias sensoriais, aumentando a vida de prateleira e garantindo a segurança dos alimentos.
Já as embalagens inteligentes têm a característica de monitorar a qualidade e a segurança dos alimentos, informando ao consumidor as condições em que o produto se encontra.
O artigodos autores, Nilda de Fátima Ferreira Soares1, Washington Azevêdo da Silva, Ana Clarissa dos Santos Pires, Geany Peruch Camilloto, Paula Santiago Silva, aborda este tema destacando as embalagens ativas, divididas em embalagens antimicrobianas, antioxidantes, aromáticas e de revestimentos, e as embalagens inteligentes, destacando as embalagens carreadoras de dados, embalagens indicadoras do binômiotempo-temperatura, indicadora de gases e embalagens indicadoras de microrganismos patogênicos e toxinas.
O trabalho desenvolvido tem como objetivo conceituar as embalagens ativas e inteligentes e apresentar estudos realizados no desenvolvimento destas novas embalagens bem como, os resultados obtidos em testes realizados visando aperfeiçoar o acondicionamento de produtos alimentícios.
EMBALAGENSATIVAS

As embalagens passivas têm como principal objetivo acondicionar e proteger os alimentos das condições externas, enquanto as embalagens ativas interagem propositalmente com o alimento alterando, positivamente, as condições do produto, aumentando sua vida de prateleira, segurança e qualidade e melhorando suas características sensoriais.
Pesquisas apontam que as embalagens ativas estãosendo aplicadas com sucesso em países como EUA, Austrália e Japão. Já na Europa as restrições na legislação, a resistência do consumidor e a falta de conhecimento sobre a efetividade aos impactos econômico e ambiental têm limitado a aplicação das novas embalagens. No Brasil, os estudos se apresentam ainda em escala laboratorial.
Algumas embalagens ativas já foram desenvolvidas e disponibilizadaspara o mercado, porém, são mais facilmente encontradas em grandes centros. Um trecho mais complexo do artigo na explicação da aplicação das embalagens ativas descreve o seguinte: As principais técnicas em embalagens ativas dizem respeito a substâncias que absorvem oxigênio, etileno, umidade e odor, e aquelas que emitem dióxido de carbono, agentes antimicrobianos, antioxidantes e aromas (Vermeiren etal., 1999). Essas técnicas consistem na incorporação e, ou imobilização de certos aditivos à embalagem em vez da incorporação direta no produto (Kerry et al., 2006).

Embalagens Antimicrobianas
A embalagem antimicrobiana tem como característica a presença de uma substância antimicrobiana incorporada ou imobilizada no material da embalagem, que atua na eliminação e inibição dos microrganismos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMBALAGEM ATIVA E INTELIGENTE II 3
  • embalagens ativas
  • embalagens ativas
  • Embalagens ativas
  • Embalagens ativas
  • embalagens inteligentes
  • Embalagens ativas
  • Embalagens Inteligente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!