EMBA ABE41 Estrategia Empresarial EAD1 Danilo Auler 07abr15 v6

1193 palavras 5 páginas
Executive MBA - Aberto Turma 41
Disciplina: Estratégia Empresarial - ATIVIDADE EAD 1
Professor: George Jamil

Aluno: Danilo Auler
1ª. Questão – 2 pontos
Sobre o conceito básico de Estratégia discutido pelos autores, responda: Qual a principal diferença entre estratégia deliberada e emergentes? Elas são mutuamente excludentes? Justifique suas respostas.

Estratégias deliberadas são aquelas estratégias pretendidas que foram deliberadas, ou seja, são intenções plenamente realizadas.
Estratégias emergentes são aquelas estratégias que surgiram ou convergiram a partir de um padrão realizado não expressamente pretendido.
A principal diferença entre elas é o significado que varia entre o controle (estratégia deliberada) e o aprendizado (estratégia emergente).

Estas estratégias não são mutuamente excludentes, pois poucas (ou talvez até nenhuma) estratégias são puramente de um tipo ou outro.
Todas estratégias precisam misturar esses dois aspectos:
• exercer o controle utilizando a capacidade de prever baseando-se nas condições existentes; • fomentar o aprendizado devido a necessidade de reagir a eventos inesperados.
Geralmente as linhas gerais da estratégia são deliberadas ao passo que os detalhes são deixados para emergir no percurso, ou seja, formar bem como ser formuladas.
2ª. Questão – 2 pontos
Qual o principal ensinamento do Quadro 1.2 – “Ausência de estratégia como virtude”
(pg. 33) - para o estudo de Estratégia?

Ter estratégia não necessariamente leva ao sucesso, assim como não ter, não leva ao fracasso.

A ausência de estratégia pode promover flexibilidade e possibilitar ou fomentar a capacidade de experimentar, adaptar, aprender e inovar.
Este tipo de organização não terá controles rígidos, curso predeterminado, dependência de procedimentos e paixão por coerência que poderiam gerar uma
“obsessão” pela aderência a estratégia definida e ruídos na interpretação da mesma.

Além

disso,

estas

organizações

não

desperdiçam

recursos

(relatórios,

apresentações,

Relacionados