Emanuel kant e sua influência à filosofia.

Páginas: 9 (2230 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
Emanuel Kant e sua influência à filosofia.

Elaine Fontes

Resumo:
A necessidade de entender e procurar explicar todos os fatores que ocorrem no mundo, para que tudo faça sentido e tenha uma conotação lógica, é antiga e reflete na eterna e incessante busca que o homem fez, faz e sempre há de fazer pelo conhecimento.
Emmanuel Kant foi um desses homens sedentos pelo saber lógico. Sua teoriabaseava-se no  idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. 

“Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.”

* -------------------------------------------------Biografia

Filho de um pequeno artesão que trabalhava o couro e fabricava selas. Sua mãe, de origem alemã, embora não tivesse estudo, foi mulher admirada pelo seu caráter e pela sua inteligência natural. Ambos seus pais eram do ramo pietista da Igreja Luterana, uma subdenominação que requeria dos fieis vida simples e integral obediência à lei moral.
A vida de Immanuel Kant foi austera (eregular como um relógio). Levantava-se às 5 horas da manhã, fosse inverno ou verão, deitava-se todas as noites às dez horas e seguia o mesmo itinerário para ir de sua casa à Universidade.
Por influência de seu pastor, Immanuel Kant, o 4o de 11 crianças, porém o mais velho sobrevivente, conseguiu entrar para a escola petista onde estudou por oito anos e meio principalmente os clássicos latinos.Em 1740, aos dezesseis anos, Immanuel Kant entrou para a universidade de Königsberg onde estudou até aos 21 anos. Apesar de ter assistido a cursos de teologia e até pregado alguns sermões, ele foi atraído mais pela matemática e a física. Ajudado por um jovem professor, Martin Knutzen, que havia estudado com Christian Wolff, um sistematizador da filosofia racionalista, e que também era umentusiasta da ciência de Sir Isaac Newton, ele começou a ler os trabalhos deste físico inglês e, em 1744, iniciou seu primeiro livro, o qual tratava de um problema relativo a forças cinéticas: "Ideias sobre a Maneira Verdadeira de Calcular as Forças Vivas".

Aos 21 anos – apesar de que a esta altura tivesse decidido a seguir uma carreira acadêmica –, com a morte de seu pai em 1746 e o seufracasso em obter o posto de sub-tutor em uma das escolas ligadas à universidade, Immanuel Kant se viu obrigado a desistir temporariamente de seu projeto e a buscar meios imediatos de se manter. Foi compelido a suspender os estudos universitários e ganhar a vida como tutor particular. Durante nove anos manteve essa ocupação, atividade em que foi bem sucedido e que lhe permitiu conviver com a sociedademais influente e refinada de seu tempo. Serviu a três famílias diferentes, tendo nesse período viajado à cidade próxima de Arnsdorf. Em 1755 ele retornou a Königsberg e lá passou o restante de sua vida.

Em 1755, ajudado pela bondade de um amigo, Immanuel Kant pode completar seus estudos na universidade. Obteve seu doutorado e assumiu a posição de livre docente (Privatdozent, professor semsalário). Três dissertações que ele apresentou na habilitação a esse posto indicam o interesse e rumo de seu pensamento nessa época. Em uma, "Sobre o fogo", ele argumenta, muito ao jeito aristotélico, que os corpos agem uns sobre os outros através de uma matéria sutil e elástica uniformemente difusa que é a substância básica de ambos calor e luz.

A seguir, por 15 anos, ele ensinou nauniversidade, primeiro dando aulas de ciência e matemática, mas gradualmente ampliando seu campo de interesse a quase todos os ramos da filosofia. A Física newtoniana o impressionou, não apenas pelas suas implicações filosóficas quanto pelo seu conteúdo científico. Impressionou-o igualmente as asserções leibnizianas, as quais criticaria no futuro.

Sua fama como professor e escritor aumentou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a filosofia de emanuel kant ao seu alcance de will durant
  • Emanuel kant
  • filosofia emanuel
  • Filosofia por Kant
  • Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant
  • Filosofia de Kant
  • Filosofia KANT
  • filosofia de kant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!