Em relação políticas públicas

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014
Titulo: A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
Introdução:

O direito a educação é direito de toda criança, adolescente ou adulto, seja ele qual dificuldade tiver. E a constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. E a educação inclusiva parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir,para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade. Esse tema hoje está cada vez mais atual e cada vez mais discutido nas escolas. E a discussão gira em torno de como ocorre essa inclusão nas escolas? Se torna relevante que primeiramente a escola deve estar adequada àquela criança, jovem ou adulto. Tendo profissionais adequados e espaçosdirecionados as determinadas deficiências. Essa escola deve também respeitar os limites do educando e desenvolver uma real integração social na comunidade em que vivem. A inclusão implica também em uma mudança de paradigmas, de conceitos e costumes, que fogem as regras tradicionais, ainda fortemente calcados na linearidade do pensamento, no primado do racional e do ensino, na transferência dos conteúdoscurriculares. Ainda existe uma resistência por parte das escolas, em concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre não ter profissionais especializados, salas adequadas ou acessos dentro das escolas, exemplo para os cadeirantes, entre outras. A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global. A educação é, portantoum direito de todos, e assegurá-lo é necessariamente, dar boas vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidade ou dificuldades. Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano escolar, visando capacitar e melhorar a vida desses educando.
O texto tem como objetivo apresentar a atuação, a partir de experiência de atuação a educação básica direcionada ás praticas de ensino inclusivo. Retirada daRevista Criança Educação inclusiva desde a creche de Neuracy Viana em Palmas/TO A autora demonstra que através da experiência usada pelo professor voltada para inclusão proporciona uma acessibilidade na escola. O aumento do número de crianças deficientes na educação faz parte do movimento mundial pela inclusão. Mas se a política de inclusão educacional traz benefícios para todos, também lançanovos desafios para instituições, professores e sociedade.
Historicamente, o atendimento educacional a crianças com deficiênciaera realizado apenas em escolas especiais, fato que trouxe consequências negativas e segregacionistas, pois se imaginava que ela seram incapazes de conviver com crianças sem deficiência. “Hoje, com a política de inclusão, a educação infantil é a porta de ingresso ao sistemaeducacional para boa parte das crianças, devendo o atendimento educacional especializado ser ofertado na própria escola em que a criança está matriculada”, Dentre as atuações vivenciadas pela escola pelo professor direcionando as praticas de ensino inclusivas destaca-se o direito à diversidade Na ficha de matrícula do Centro Municipal de Educação Infantil Darcy Vargas, em Vitória (ES), ele éHugo dos Santos Oliveira, 6 anos, aluno do pré e portador de deficiências múltiplas. Na definição de sua coleguinha de turma, Raissa Brisque Cunha, 6 anos, ele é “Huguinho, o amigo com quem gosto de brincar de escolher as cores”. Os pontos relevantes na inclusão de crianças portadoras de deficiências no ensino infantil da cidade ocorre assim: as dificuldades ficam registradas nas fichas, mas apreocupação central é trabalhar toda a turma para a prática colaborativa de aprendizagem.A inclusão de crianças com necessidades especiais na educação regular exige informação especializada para professores, escolas e pais, além de adaptações no currículo. Há pouco tempo, os alunos da Escola encenaram uma peça sobre as lendas. Hugo, com suas deficiências motoras e sensoriais, participou como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre educação e politicas públicas
  • Portifólio- politicas públicas e a relação com a economia
  • POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: ANÁLISE DA EDUCAÇÃO NA PARAÍBA EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SUA...
  • Relaçao publica
  • Relação publica
  • Administração pública e políticas públicas
  • Políticas públicas
  • Política publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!