Em nome da saúde do corpo social

Páginas: 2 (478 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
Em Nome da Saúde do Corpo Social

No segundo quartel do século XIX, a burguesia européia afirma que a força física de uma nação interferia em sua prosperidade,e que ela era essencial para oavanço do capital. Portanto era necessário um investimento nesse vigor físico, para adestrá-lo e discipliná-lo para funções na produção e reprodução do capital, e também na manutenção da ordem burguesa.Esses investimentos foram dados através de politicas de educação escolar e politicas de saúde, pois a burguesia ainda era uma classe revolucionaria e preocupava-se com o homem, preocupava-se emdesenvolver nele suas aptidões, talentos e vocações, para um maior desempenho em suas funções de produção das industrias . Para isso os operários e camponeses deveriam aprender a ler, e ser instruídos deacordo com suas funções, deveriam conhecer seus limites. Além de cálculos e escrituração comercial, tinham que ter os estudos da geografia, aritmética, história e direito civil.
Neste período aEducação física servia como base filosófica e pedagógica. a questão do exercício físico ganha espaço e passa a ser uma preocupação para o estado burguês, porque o exercício físico como parte integrante daformação moral e intelectual do cidadão traria mudanças que exigiam uma igualdade de oportunidades para todos ,e isso seria um grande problema, pois eram estabelecidos diferentes graus deinstituição ,porque nem todos tinham a mesma facilidade de aprender , principalmente as crianças mais pobres , que deixavam de frequentar as escolas porque tinham que trabalhar para se sustentarem.
Em relaçãoao conteúdo educacional, ganharam espaço os exercícios físicos, com o objetivo de fortalecer o corpo, e desenvolve-lo por meio de exercícios de ginástica para que as crianças fossem acostumadas desdecedo aos trabalhos manuais.
A revolução operária de 1848 exige modificações entre o estado e a sociedade, surgindo uma legislação trabalhista e o direito de organização dos trabalhadores em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo em nome da saúde e do corpo social
  • Representações Sociais do Corpo: Estética e Saúde.
  • Da saúde do “corpo biológico” à saúde do “corpo social”: o pensamento médico higienista e a definição dos hábitos...
  • corpo e saude
  • Corpo e Saude
  • Corpo e Saúde
  • Saúde do Corpo
  • corpo, saude e beleza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!