Em nome da rosa

Páginas: 14 (3483 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
O filme se inicia com a narrativa de um velho monge que vai descrevendo fatos há muitos anos atrás que tiveram como cenário um mosteiro italiano.

São requisitados um monge franciscano por nome de William de Baskerville que mais tarde é também chamado de irmão Guilherme e o seu assistente Adso de Melk.

São recebido com as tradições do mosteiro, logo já em sua entrada lhes é oferecido lavaras mãos, que é reconhecido com um ato de purificação do mundo lá fora, já que dentro do mosteiro é um lugar denominado para a busca da santidade e devoção as cultos do catolicismo.

Nessa mesma cena assim que lavam ás mãos, os portões são fechados, evocando um grande estrondo com uma significativa de um enclausuramento aos que estão chegando e os que residem no mosteiro para que não esqueçam desuas convicções em relação ao lugar.

Na cena seguinte podemos acompanhar um dialogo entre: o abade (Michael Lonsdale) e Malaquias (Volker Prechtel) sobre os fatos passados no mosteiro, O abade se questiona se deve ou não contar a William qual a real historia, já Malaquias prefere que William descubra por si mesmo e insinua que ele procurará nos lugares errados, que só á santa inquisição temcapacidade para descobrir a real natureza dos fatos ocorridos que cercam as mortes do monges.

O William a essa altura está no aposento que foi reservado a ele e seu jovem assistente, olha pela janela que da de frente a um antigo cemitério, vê que um dos túmulos esta recente, intui que seria do monge que a pouco falecera.A organizar sua sacola ele retira instrumentos científicos diferenciados quenessa época não são bem aceitos principalmente pela igreja.

Nessa hora entra o abade em seu quarto rapidamente ele encobre os instrumentos, o canto do corvo o lembra da cena vista da janela e William lembra ao abade que a pouco eles perderam um de seus companheiros, isso deixa o abade transtornado. O abade revela que foi o jovem irmão Adelmo, um desenhista de iluminuras, William parece conhecerde longe a fama do monge falecido.E supõem que a morte dele deve ter sido horrível pelo o espanto do abade e o pavor dos demais o abade conta que a janela estava fechada porem o corpo cairá daquela altura se comentava que teria sido obra do demônio o tal espanto que amedrontava a todos.

O abade vê a chegada de William uma resposta a sua preces, sabe que William é um homem inteligente e não seprende a especulações e que pode provar que o evento não tem relação com forças malignas assim poderia encobrir tudo antes da chegada da delegação papal e passar o papel de que o mosteiro é um lugar confortável e seguro e isso tranquilizaria os monges.Caso contrario seria requerido a santa inquisição William se dispõem a fazer a investigação.

William e Adso estão caminhando numa velha igrejadentro do mosteiro quando encontra um homem deitado no chão, William explica ao jovem que é o irmão franciscano Ubertino da Casale(William Hickey) que é venerados por alguns por suas ideias e odiados por outro que gostariam de vê-lo queimar numa fogueira com um herege, esse por sua vez se levanta e aos gritos diz para que se afastem daquele lugar pois o demônio o habita.Baskerville apresenta oassistente ao irmão Ubertino que apressadamente pede para que retire o jovem de lá alegando que o demônio esta os matando.

Os dois estão agora caminhando do lado de fora do mosteiro no lugar exato onde aconteceu o suposto acidente com Adelmo, Willian vasculha minunciosamente cada parte da janela olhando fixo em sua direção. Já Adso se distrai ao ver o mosteiro recebendo os donativos dos maisafortunados o dizimo e logo em seguida uma porta se abra e despeja restos de alimento aos mais desafortunados

.O franciscano se dirige a essa situação com um comentário alegando que a igreja é caridosa por dar apenas os restos aos pobres.A cena dos alimentos caindo faz com que William olhe mais uma vez para a torre, isso faz o intui que o jovem não foi jogado por demônio algum e sim se suicidou....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Nome da Rosa
  • o nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • nome da rosa
  • nome da rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!