Em Derrota De Cunha Plen Rio Da C Mara Derruba Distrit O Pol Tica Estad O

965 palavras 4 páginas
01/06/2015

Em derrota de Cunha, plenário da Câmara derruba distritão ­ Política ­ Estadão

Em derrota de Cunha, plenário da
Câmara derruba distritão
DAIENE CARDOSO, NIVALDO SOUZA E DANIEL CARVALHO - O ESTADO DE S. PAULO
26 Maio 2015 | 22h 29

Deputados votam contra proposta apoiada por presidente da Casa; emenda sobre doação privada de campanha também é derrubada
Atualizado em 27.05, à 01h45

Brasília ­ O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), sofreu na noite dessa segunda­feira sua primeira grande derrota no plenário da Casa, ao ver o distritão, sistema eleitoral que defendia, vencido em 1.º turno por 267 votos contrários, 210 favoráveis e cinco abstenções. Os deputados também rejeitaram a proposta de regulamentar as a partidos e candidatos.
Posicionamentos a favor e contra evidenciaram alianças improváveis como a formada entre PT e PSDB, que se uniram contra o modelo que elege sempre os candidatos mais votados, sem levar em conta o partido. Além de Cunha, o vice­presidente Michel Temer (PMDB) também era um entusiasta da proposta.
Horas depois da rejeição ao distritão, Cunha foi novamente derrotado ao não conseguir os 308 votos necessários para aprovar a inclusão do financiamento privado de campanha na Constituição. Foram 264 votos a favor, 207 votos contra e quatro abstenções. A emenda era uma proposta do PMDB, que buscava se contrapor a uma decisão do Supremo Tribunal Federal, onde já há maioria formada pelo veto às doações de pessoas jurídicas. O julgamento, porém, está parado por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

Racha. Na votação do sistema eleitoral, o PMDB rachou. Quarenta e oito deputados apoiaram Cunha, mas 13 votaram contra o distritão. Entre os contrários estava Marcelo Castro (PI), relator da reforma destituído por desagradar ao presidente da Casa em seu parecer. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), havia orientado a bancada tucana a votar contra o distritão por mensagem de celular.
"O distritão é uma violência contra a

Relacionados