em busca do corpo perfeito

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Ditadura da estética: a busca pelo corpo perfeito
Yasmim Rosa - Do Portal
11/11/2009

Cirurgias plásticas, tratamentos diversos, exercícios físicos em excesso e uma infinidade de cosméticos. Eles prometem ajudar na ‘busca pela perfeição’ e escravizam milhões de mulheres, jovens e adolescentes todos os dias. Quando isso torna-se uma obsessão, o fim pode ser trágico. Até que ponto a buscapelo corpo perfeito é válida? Joana Vilhena, Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio, acredita que a sociedade atual influencia diretamente nesse comportamento das pessoas.
O caso da dona de casa paulistana de 29 anos que morreu em junho deste ano após ser submetida a uma lipoaspiração em uma clínica deGuarulhos, não é primeiro e não será o último a acontecer. O excesso na busca pela beleza tem se mostrado um vilão para grande parte da população.
O sedutor mercado da beleza atrai, a cada dia, mais pessoas com a promessa de soluções para todo e qualquer deslize da natureza ou castigo do tempo. Além da própria satisfação, elas procuram admiração que, quando acaba, provoca uma nova procura pelareparação de suas características físicas. O processo torna-se um ciclo, uma luta incessante por padrões pré-estabelecidos.
Para a psicóloga Joana Vilhena, autora do livro O intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos, publicado pela Editora PUC-Rio, parte da culpa pelos excessos vem da mídia. Segundo ela, a todo tempo são veiculados na televisão, em jornais e revistas estereótipos ecorpos perfeitos, que acabam por impor esses modelos à sociedade.
- Esse corpo magro de hoje vem da mídia, de toda a indústria cultural, que determina padrões de comportamento e estéticos – afirma.
A anorexia e a bulimia também fazem parte da lista das doenças que sofrem influência da "beleza imposta". Em ambas as patologias, o desejo de emagrecer e uma visão distorcida do corpo são característicascomuns.
Na anorexia, o doente perde muito peso, pois se recusa a comer, a manter o peso médio devido a uma distorção que ele tem da própria imagem, ficando abaixo do indicado pelos médicos. As pessoas anoréxicas apresentam um medo enorme de engordar, mesmo estando extremamente magras. A bulimia tem uma característica diferente. Nela, a pessoa não perde peso. Ela come em demasia, e logodepois utiliza métodos como vômitos auto-induzidos, laxantes e diuréticos e pratica exercícios exaustivamente devido ao medo exagerado de engordar. Mas esse não é o único problema; a falta dos nutrientes causa distúrbios fisiológicos, levando à desnutrição, insuficiência renal e a complicações cardíacas.
Para a psicóloga, todo momento histórico tem suas doenças, seus sintomas sociais. Os transtornosalimentares e o horror à gordura seriam um sintoma do momento atual, uma vez que se vive em uma sociedade do espetáculo, em uma cultura de valorização da imagem. A aparência passa a representar a personalidade, o caráter da pessoa e, por isso, a maioria não quer ser excluída.
- Os julgamentos em torno disso são cada vez mais severos. Tolera-se cada vez menos e isso vem acompanhado de uma avaliaçãomoral muito depreciativa àqueles que não cuidam da própria estética. Moralizar a beleza é dizer que quem não cuida do próprio corpo é desleixado, sem caráter – explica.
Com o desenvolvimento de técnicas de emagrecimento e o aumento do número de cirurgias plásticas, o imediatismo se sobrepôs ao sacrifício e às muitas horas de malhação.
- Antigamente, para ser reconhecido, admirado, você tinhaque percorrer um longo caminho. Hoje, você tem como contraponto ao sacrifício a ideia do imediatismo. Então, a pessoa quer emagrecer e ser reconhecida logo, sem pagar o preço desse sacrifício – comenta Joana.
Para Sérgio Levy, cirurgião plástico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do Rio de Janeiro, as pessoas recorrem às cirurgias não só para se sentirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A busca pelo corpo perfeito
  • A busca do corpo perfeito
  • Em Busca do Corpo Perfeito
  • Busca inadequada pelo corpo perfeito
  • A busca do “corpo perfeito”
  • Em busca do corpo perfeito ditado pela midia
  • Em busca de um corpo perfeito. maléficos físicos e psíquicos.
  • À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!