Em busca de processos próprios de ensino aprendizagem entre os aikrde (criança) xerente

1770 palavras 8 páginas
EM BUSCA DE PROCESSOS PRÓPRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM ENTRE OS AIKRDE (CRIANÇA) XERENTE
André de Souza Almeida1; Dr. Odair Giraldin2

RESUMO
Este trabalho buscou identificar processos próprios de ensino aprendizagem entre os aikrde Xerente. Para tanto analisou noções de pessoa corrente nesta sociedade. Deste modo, foram feitos trabalho de campo nas aldeias Nrõzawi, Kripre e Ktẽpo, na reserva Xerente, próxima ao município de Tocantínia, TO. Nesta etapa foram feitas entrevistas, filmagens e fotografias, sempre através dos conceitos de observação participante e intersubjetividade. Deste modo, foram levantadas categorias de idade, restrições de circulação, também algumas formas de corporalidade. As categorias de idade são três para meninos e três para as meninas e seguem rumos específicos entre os gêneros. O aprendizado entre este povo tem grande parcela de responsabilidade conferida ao protagonismo do aprendiz. Este trabalho, em sua conclusão poderá orientar no desenvolvimento de ações educacionais que atendam as especificidades e características culturais desta população. Contribuindo, desta maneira, na construção de uma educação mais próxima dos que determina a lei, ou seja, que a educação seja específica, diferenciada e intercultural.
Palavras-chave: criança; restrições; protagonismo; aprendizagem

INTRODUÇÃO
Por muito tempo as ações sociais das crianças foram vistas como imitação do mundo adulto. A socialização e a aprendizagem destes era pensada como algo que vem dos adultos, seres completos, para as crianças, seres frágeis, inocentes e incompletos.
1 Aluno de Curso de Letras; Campus de Porto Nacional; e-mail: coaxodopantano@gmail.com. PIVIC/UFT
2 Orientador e professor do Curso de História; Campus de Porto Nacional; e-mail: giraldin@yahoo.com
Este cenário exposto começa realmente a mudar somente partir da década 1980. Os estudos que ficaram conhecidos como The new social studies of childhood buscaram um novo enfoque no trabalho com as crianças.

Relacionados