Em Amissa Do Galo

325 palavras 2 páginas
Em "A Missa do Galo", o autor consegue, com maestria ímpar, elaborar uma trama insólita em que uma conversa simples e uma contagem regressiva torna-se, na cabeça de um homem, uma mistura de sentimentos e confusões, uma vez que ele mesmo não esteja entendendo o que está acontecendo e se está tendo mesmo uma simples conversa. Eu digo o seguinte: homem é previsível. Pronto, falei. E Sr. Nogueira - o protagonista dessa história - está em dúvida se está tendo apenas um diálogo com Conceição ou se ela, casada, está interessada em algo mais. Embora muitos tenham essa dúvida - e o texto é construído com essa intenção - fica um tanto claro o que acontece quando chega-se ao final. Mas a delícia é justamente acompanhar o "tormento" do tolo Sr. Nogueira. Ora tem certeza de que nada acontece, ora está em dúvida por conta de um ou outro gesto de Conceição. É um texto que, se adaptado para a TV, daria uma ótima comédia.

O conto, como podemos observar, se desenrola mais consistentemente no nível do suspense.
O conto é finalizado com a informação do destino dos personagens. É uma narrativa que prende, dando margem ao leitor especular de maneiras várias sobre o tema, é um conto com um toque de humor fino, típico de Machado, o qual brinca com a linguagem, brinca com o leitor, no uso do duplo sentido “boa conceição”. Mas não um duplo sentido grotesco, mas sutil. Uma narrativa que nos faz pensar também nas referências de gênero, enfim, um conto apaixonante, intrigante, que vale muito apena ser lido por todos.

É de se notar, nesse conto, as características mais presentes em Machado de Assis tais como: o tema do adultério e, mais especialmente na personagem Conceição, a análise psicológica e a ambigüidade de comportamento.
Mas Machado parece dizer que, onde nada acontece, tudo pode acontecer e para que o percebamos, é preciso ler nas entrelinhas as marcas do desejo não explícito.

Relacionados

  • missa
    6994 palavras | 28 páginas