Emília ferreiro

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
Colégio Estadual Dr. Artur Vargas.
Ensino Médio, Curso Normal.
3º Ano.




“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade depensar” (Emília Ferreiro).




Alunas: Tayná Cristina (16) e Thalyta Santiago (20).
Turma: 3002 C.N.
Professora: Nilcéia Galindo.
Disciplina: Psicologia.


Angra dos Reis
2013.
Esteestudo tem por objetivo:
-Reconhecer os estágios da língua escrita da criança segundo Emília Ferreiro;
-Conhecer a mudança da dinâmica dos métodos de alfabetizar, que consiste em afirmar que, oaprendizado da alfabetização não ocorre desligado do conteúdo da escrita como outrora era ensinado, de acordo com Emilia Ferreiro.

Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se naUniversidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando umcampo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadasem Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados doInstituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora - que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil-, a psicolinguista está àfrente do site www.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os próprios textos.
Ela acreditava que nenhuma criança chega à escola ignorandototalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece. Também afirmava que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emilia ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • Emília Ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!