Elucidando a crise Kurziana

832 palavras 4 páginas
Elucidando a crise Kurziana

Robert Kurz, em “Os perdedores globais”, afirma que há uma crise nas Ciências Econômicas. A partir desse texto, Kurz elucida três premissas básicas que comprovam sua tese: o Estado não controla mais o capital nacional, o Estado não é mais o acionista ideal e a Economia Política se transformou em Política Econômica.
A partir da análise dessas premissas, Robert Kurz afirma que o Estado não está cumprindo o seu papel, baseado em sua ideologia adotada – o neoliberalismo. Definindo a teoria neoliberal, Eric Hobsbawm diz: “A ideologia (neo) liberal do livre mercado baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza do mundo e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital, e, portanto impede a maximização da taxa de crescimento" (HOBSBAWM, Eric. O pequeno mundo global, 2000, p. 78)
A queda do muro de Berlim marcou o fim da União Soviética e do chamado “Socialismo Real”. Esse acontecimento impulsionou a expansão do capitalismo e da teoria neoliberal. Os Aliados confeccionam o Consenso de Washington, destinado a solucionar a crise fiscal dos Estados periféricos, e agora o mundo tem a sua disposição um modelo ideal para o crescimento econômico-social – ou não. Em um de seus artigos, Bresser Pereira diz: “Os 30 anos neoliberais do capitalismo foram um tempo de retrocesso social e político, de aumento brutal das desigualdades e da instabilidade financeira e de diminuição das taxas de crescimento econômico.” (BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. O mal-estar dos nossos dias.) Kurz define a globalização como um dos grandes causadores dessa crise. Analisando a equação de renda nacional de Keynes percebemos o motivo. A renda do Estado tem sua parcela mais importante retirada dos impostos. Ao abrir as portas para o mercado internacional, as grandes

Relacionados