Elton Myo - RH

2178 palavras 9 páginas
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA

"Do Departamento Pessoal ao Recursos Humanos Estratégico:
Os Subsistemas e a Sofisticação do Controle do Trabalhador"
Andréa Poleto Oltramari

Ana Cristina G. de Castro
Gabriela Celeste Braga
Jade Giffoni
Karla Cristina P. Castro
Kennedy Carvalho
Thaís Soares

Belo Horizonte
2015

1 - Mais do Mesmo... O histórico do RH

Tratar o capital intelectual como o principal ativo das organizações, no início do século XX, parecia um devaneio; para que o capital humano fosse valorizado nas organizações, discutiu-se muito. O início dessa discussão foi através da Experiência de Hawthorne, entre os anos de 1927 a 1932, por meio de uma pesquisa comandada por Elton Mayo.

Mayo e sua equipe iniciaram suas pesquisas, em uma empresa do setor industrial, a fim de determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção apresentados. Como não obtiveram resultados consideráveis, a pesquisa avançou para um segundo momento. Surpreendendo o cientista e sua equipe, a variável que demonstrou impacto determinante na produtividade foi a conhecida como relacionamento interpessoal, sendo descoberto assim, que o fator psicológico era capaz de alterar a produtividade dos funcionários.

A Experiência de Hawthorne foi responsável por introduzir a discussão sobre as necessidades de sociabilização humana no campo do conhecimento que estava se constituindo no início do século XX, porém ter efetuado essa importante discussão não permite responsabilizar Elton Mayo e sua equipe por criar a especialização do trabalho denominada Recursos Humanos, muito menos afirmar que eles introduziram o fator humano no processo de trabalho. Esse já estava lá, apenas era visto como máquina (fazendo referência à concepção de homem presente nos textos do chamado pai da Administração Científica, da

Relacionados

  • HPA - cederj
    11248 palavras | 45 páginas
  • meio ambiente
    18086 palavras | 73 páginas
  • 03_Livro_Manejo_da_Salinidade_Parte3
    55203 palavras | 221 páginas