Elspeth Felizardo Da costa

968 palavras 4 páginas
Elspeth Felizardo Da costa
Gestao de empresas-Gestao financeira
3º ano- 2012170
Dizem os livros que uma empresa é um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, organizados com vista à concretização de um determinado fim económico, o qual passa pelo exercício de uma atividade orientada para a satisfação das necessidades dos seus vários stakeholders, nomeadamente: os seus clientes (pela oferta de bens ou serviços), os trabalhadores (através do emprego e da contraprestação salarial), os acionistas (pela realização do lucro que remunera o risco incorrido), os credores (pelo reembolso do capital e juros em prazo acordado), dos fornecedores (pela procura de bens ou serviços), o Estado (pelo cumprimento das obrigações fiscais e legais), etc.

Classificações da Empresa
Analisada a evolução da empresa ao longo dos tempos e as variáveis quecondicionam ou podem condicionar a sua actividade, é preciso enquadra-la comdiferentes critérios.De entre os possíveis critérios classificativos foram escolhidos seis por serem osmais relevantes, quer do ponto de vista pedagógico, quer por permitirem a visualizaçãodo panorama empresarial português.Assim são referidas as seguintes classificações:
•Quanto à forma jurídica (dicotomia) – reparte as empresas de acordo com os seus direitose obrigações contratuais e legais e com as responsabilidades perante terceiros.
•Por sectores de actividade – divide as empresas de acordo com a natureza eorigem dos produtos por elas fabricados ou dos serviços que prestam àcomunidade.
•Por distribuição geográfica – permite uma visão da distribuição regional dasempresas e verificar a existência ou não de assimetrias a nível do país.
•Quanto à actividade económica – divide as empresas em comerciais eindustriais, isto é, distingue as que vendem aquilo que compram, das quevendem aquilo que transformam.
•Quanto à propriedade dos meios de produção – dá-nos a conhecer quais sãoos detentores dos factores de produção necessários ao funcionamento daempresa.

Relacionados

  • Contos
    120858 palavras | 484 páginas