elogio a constituçao ateniense

666 palavras 3 páginas
1º Ciclo Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Unidade curricular: método de análise do texto e do discurso

Comunicaçao retórica de Péricles

Docente : LUIS CLAUDIO RIBEIRO
Joelson Balzac J.Mendes
Nº 21402479

O texto "elogio da constituiçao Ateniense" foi proferido por Pericles com intuito de homenegiar aqueles que morreram na guerra .
Péricles foi um célebre, influente, orador e general da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas - mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésia. Descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeónidas, uma influente e poderosa família.
Podemos considerar que a principal oratoria presente no texto é Oratória de exibição ou epidíctica é aquela que se faz no espaço público, fazendo o elogio de uma ação ou de alguém. Ao longo do texto encontramos alguns recursos da retorica entre elas ethos, pathos e logos.
Ethos é o elemento fundamental sobre tudo na actualidade politica e social. Um orador duvidoso nao integra, nao cativa tão facilmente a plateia do que aquele que nao apresenta aspectos negativas no seu caracter. Porem nao se trata do caracter natural do orador mas sim aqule que ele coloca em discurso isto é a impresão que o orador da de si mesmo. Exemplos disso podem ser as expressões a seguir transcritas do texto:
“O regime político que nós seguimos não inveja as leis dos nossos vizinhos, pois temos mais de paradigmas para os outros do que de seus imitadores”.
“O seu nome é democracia, pelo facto de a direção do estado não se limitar a poucos, mas se entender á maioria; em relação as questões particulares, há igualdade perante a lei; quanto à consideração social, à medida que cada um é conceituado, não se lhe dá preferência nas horas públicas pela sua classe, mas pelo seu mérito; tão pouco o afastam pela sua pobreza, devido à

Relacionados

  • Caderno-politicas-culturais-direitos-autorais.pdf
    97095 palavras | 389 páginas