elo4

679 palavras 3 páginas
Projeto de um Oscilador com Ponte de Wien.

1- Introdução
Os osciladores são importantes em diversos tipos de equipamentos eletrônicos. Um relógio de quartzo, por exemplo, usa um oscilador a quartzo para acompanhar a passagem do tempo e indicar as horas. Um transmissor de rádio AM usa um oscilador para estabelecer a onda portadora da estação. Já um receptor de rádio AM usa um tipo especial de oscilador chamado de ressonador para sintonizar uma estação. Existem osciladores em computadores, detectores de metal e até mesmo em armas de choque para defesa pessoal. Para entender como funcionam os osciladores eletrônicos, basta olhar os exemplos do mundo físico. A seguir iremos projetar um oscilador para aprofundarmos um pouco mais sobre o conhecimento neste vasto assunto.

2- Desenvolvimento do Projeto
O projeto consiste em projetar um oscilador em ponte de Wien para uma frequência de f = 20 KHz,. A figura 1 mostra o esboço esquemático elétrico de como será o projeto.
Figura - Oscilador com ponte de Wien

3- Projeto do Circuito
Para começar o projeto, selecionaremos primeiro o valor dos resistores a ser usados que foram de 100kΩ , com isso partimos para o cálculo da capacitância equivalente que se dá pela fórmula:
C­eq : = =79,57pF
Adotaremos um valor de aproximado de 80pF. Após o cálculo do capacitor a ser usado, seria necessário estabelecer o critério de R2/R1 ser maior que 2 para o circuito poder oscilar. Critério de oscilação para este tipo de oscilador.
Como R3=R4=100kΩ e C1=C2, só precisaríamos calcular o valor da razão R2/R1 para a continuidade do projeto.
Usamos um potenciômetro de 470kΩ para o conjunto que foi chamado de equivalente de R2, pois usamos esse recurso para sair de um estado de repouso do circuito e ajustando-se o potenciômetro lentamente o circuito começaria a funcionar, isto é, oscilar. A figura 2 ilustra o circuito com a utilização do Amp. Op. 741 usado neste projeto.
Figura - Circuito com o equivalente para cálculo

Relacionados

  • Amplificadores Operacionais
    3530 palavras | 15 páginas
  • 104893849
    9742 palavras | 39 páginas