ELIZANGELA TG MAIO

678 palavras 3 páginas
UNIP INTERATIVA

ELIZÂNGELA D. DE SOUZA TUELHER RA 1131766

TRABALHO EM GRUPO -TG

PÓLO MANHUAÇU- MG
2014

Questão discursiva:
Indique uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor.

O leitor do meio virtual salta de um ponto a outro do texto na tela trilhando os caminhos que concretizam suas escolhas pessoais, rompendo assim, com a noção de linearidade organizada previamente pelo autor do texto impresso, visto que, nos textos digitais perde-se a noção de autor-leitor, uma vez que o leitor se torna co-autor do texto no processo de produção de sentido mediante ao ato de ler.
Entretanto, isso não significa dizer que os textos virtuais não possuam uma organização seqüencial prévia, mas sim que o leitor emissivo não seguirá necessariamente essa organização estabelecida pelo autor, visto que a tarefa desse novo tipo de leitor consiste em construir seu próprio caminho de leitura.

O leitor ativo (dinâmico) desenvolve qualidades ou características pessoais que o fazem ler com maior compreensão, velocidade e retenção. As qualidades ou características são estas: CONSCIÊNCIA. Saber que em cada texto há um tesouro a ser explorado, que é o conhecimento que vai mudar a sua vida. É nesta tomada de consciência que o leitor coloca toda a sua energia e intenção. INTENCIONALIDADE. Assumir a concentração total. O leitor ativo é um agente cheio de intenção. Intenção do quê? De mudar. Identificada sua missão de vida o indivíduo estará cheio de desejo para concretizá-la. Missão de vida é aquilo que nos realiza plenamente, nos torna pessoa útil e nos dá prazer. Pode ser uma profissão, uma obra ou projeto a realizar. Identificada a nossa missão de vida todas as nossas atitudes serão direcionadas com o intuito de concretizar a missão. Quando você pega um livro relacionado à sua missão ou interesse fica cheio de intenção para aproveitar a leitura. MUTABILIDADE. O leitor ativo é um agente de

Relacionados

  • CARENCIAS NUTRICIONAIS EM IDOSOS
    13694 palavras | 55 páginas
  • Ligamento dos processos talares posterior e lateral:
    12939 palavras | 52 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas
  • Anexo VI Pesquisa de Softwares de Gerenciamento de Bibliotecas_ 1
    25937 palavras | 104 páginas