eliseu viscontti

Páginas: 33 (8184 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Primeiros Tempos 1866 - 1892
Eliseu d’Angelo Visconti nasceu em 30 de julho de 1866, naVila de Santa Catarina, Comuna de Giffoni Valle Piana, Província de Salerno, Itália. Filho de Gabriel d’Angelo e de Christina Visconti, teria imigrado para o Brasil com um ano deidade, segundo Frederico Barata, seu principal biógrafo e autor do livro oficial do pintor “Eliseu Visconti e Seu Tempo”, de 1944.No entanto, informações posteriores, prestadas inclusivepor seu filho, Tobias d'Ângelo Visconti, revelam que Visconti viajou para o Brasil já menino. Uma carta de próprio punho, encaminhada por Eliseu Visconti em 26 de agosto de 1938 a Oswaldo Teixeira, à época Diretor do Museu Nacional de Belas Artes, constitui o único documento que faz menção ao ano em que Visconti imigrou. De seu texto,depreende-se que sua vinda para o Brasil teria ocorrido em 1873, aos sete anos de idade portanto.
Teria sido trazido por influência de D. Francisca de Souza Monteiro de Barros, a Baronesa de Guararema, aluna de pintura de Vitor Meireles, e que se tornou grande incentivadora e protetora de Visconti. Em tratamento de saúde na Itália, a Baronesa convence a família de Eliseu a deixá-lo vir para o Brasil,juntamente com sua irmã Marianella. Aqui já se encontravam seus irmãos Afonso e Anunciata. Eliseu Visconti hospeda-se inicialmente na Fazenda São Luiz, em Além Paraíba, de propriedade de Luiz de Souza Breves, o Barão de Guararema.
Vem jovem para o Bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, e estuda música no  HYPERLINK "http://www.eliseuvisconti.com.br/bio_primeiros_tempos.htm" Club Mozart, na rua daConstituição. O precoce talento pelas artes plásticas prevaleceu após a Baronesa ver um de seus desenhos, representando a figura de uma camponesa romana. Foi o bastante para que, a conselho de sua protetora, deixasse de freqüentar as aulas de música, que já não lhe agradavam, e abraçasse os estudos de desenho e pintura.  
Em 1883, o poeta Otaviano Hudson, amigo da família deEliseu Visconti,encaminhou-o com uma carta de apresentação para matrícula no Liceu de Artes e Ofícios. Seus trabalhos no Liceu, além de valerem-lhe inúmeras medalhas, despertaram a atenção de colegas e professores, dentre estes Vitor Meireles, José Maria de Medeiros, Estevão Roberto da Silva e Pedro José Peres.
Sem abandonar o Liceu, ingressa na Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1885, estimuladopor D. Pedro II. O Imperador, um ano antes, em uma de suas visitas ao Liceu, impressionado que ficara com uma escultura de Visconti intitulada “As romãs”, havia aconselhado o jovem Eliseu a continuar seus estudos na Academia: “Por que o senhor não entra na Academia? O senhor deve continuar, deve entrar o quanto antes na Academia”. Foram as palavras de D. Pedro II, durante solenidade no LiceuImperial de Artes e Ofícios. Na Academia, Visconti teria novamente como professores Vitor Meireles e José Maria de Medeiros, e ainda Zeferino da Costa, Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo. Mas receberia a última recompensa do Liceu, em 1886, novamente das mãos do Imperador, que lhe entrega o prêmio da medalha de prata em Ornatos e acrescenta: “Vejo que o senhor progride. Isto me causa grandesatisfação. Quando entra para a Academia?” Visconti, emocionado, não consegue agradecer a D. Pedro II nem lhe comunicar que já ingressara na Academia. Anos depois, o agradecimento viria em forma de homenagem, quando Visconti, mesmo sofrendo críticas,  inclui a figura do Imperador no Pano de Boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Durante sua permanência na Academia, Visconti receberia prêmios que, seanalisados qualitativamente, denotavam uma tendência que resultaria na grande conquista do prêmio maior, o da viagem ao exterior (José Luiz Nunes em “Eliseu d’Ângelo Visconti: Sua Formação Artística no Brasil e na França”).Visconti adquiriu sólida formação artística que, aliada ao seu temperamento inquieto, faria com que participasse de episódios marcantes, prenúncio do surgimento de um artista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eliseu
  • O QUARTO DE ELISEU
  • Eliseu Padilha
  • Eliseu Ijui
  • Eliseu visconti
  • livro eliseu martins
  • Trabalho Qu Mica Eliseu
  • Biografia de eliseu d’angelo visconti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!