Eliptocitose hereditária diagnosticada em paciente idosa. Relato de caso

3256 palavras 14 páginas
RELATO DE CASO

Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2012 set-out;10(5):450-4

Eliptocitose hereditária diagnosticada em paciente idosa. Relato de caso*
Hereditary elliptocytosis diagnosed in elderly patient. Case report
Rafael Denadai1, Viviane Alessandra Capelluppi-Tófano2
*Recebido do Serviço de Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Marília. Marília, SP.

Resumo

SUMMARY

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A anemia é extremamente prevalente na população idosa, implicando na necessidade de uma investigação aprofundada, com o intuito de se obter melhora na qualidade de vida desses pacientes. A eliptocitose hereditária, que é caracterizada pela presença de eritrócitos em forma elíptica no sangue periférico, raramente é determinante de anemia sintomática em idosos. O objetivo deste estudo foi relatar um caso de eliptocitose hereditária como causa de anemia sintomática em paciente idosa e discutir seus aspectos clínicos, evolutivos, diagnósticos e terapêuticos, ressaltando a importância da avaliação criteriosa de alterações clínicas sugestivas de anemia em idosos.
RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 67 anos, que se apresentou com anemia hemolítica (hemoglobina reduzida e reticulocitose) sintomática (dores nas pernas, astenia e fadiga) e diagnosticada com eliptocitose hereditária através da visualização de 40% de eliptócitos na análise do esfregaço de sangue periférico, após vários anos de evolução clínica. Recebeu ácido fólico apresentando melhora clínica e dos valores hematimétricos. CONCLUSÃO: Embora a eliptocitose hereditária seja rara, deve fazer parte dos diagnósticos diferenciais de anemia sintomática em idosos, principalmente na vigência de sinais de hemólise
(reticulócitos aumentados). A análise do esfregaço sanguíneo na busca de eliptócitos é essencial para a confirmação diagnóstica.
Descritores: Anemia, Anemia hemolítica, Diagnóstico, Eliptocitose hereditária.

BACKGROUND AND OBJECTIVES: Anemia is a common condition in the older population,

Relacionados

  • Karla
    38839 palavras | 156 páginas
  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas