Eliplelia

710 palavras 3 páginas
Definição
A epilepsia é um distúrbio cerebral que envolve convulsões espontâneas e repetidas de qualquer tipo. As convulsões ("ataques") são episódios de perturbação da função cerebral que causa alterações na atenção e no comportamento. Elas são causadas por sinais elétricos anormalmente excitados no cérebro.

Consulte também: Convulsões

Nomes alternativos
Epilepsia do lobo temporal; Distúrbio convulsivo

Causas, incidência e fatores de risco

Foto: ADAM
Estruturas cerebrais
As convulsões ("ataques") são episódios de perturbação da função cerebral que causa alterações na atenção e no comportamento. Elas são causadas por sinais elétricos anormalmente excitados no cérebro.

Algumas vezes a convulsão está relacionada a uma condição temporária, como exposição a drogas, abstinência de algumas drogas, febre alta ou níveis anormais de sódio ou glicose no sangue.

Se as convulsões não se repetirem uma vez que tenha sido corrigido o problema subjacente, a pessoa NÃO tem epilepsia.

Em outros casos, danos cerebrais permanentes ou alterações no tecido cerebral podem tornar o cérebro anormalmente excitável. Nesses casos, as convulsões acontecem sem uma causa imediata. Isso é epilepsia. A epilepsia pode afetar pessoas de qualquer idade.

A epilepsia pode ser idiopática, o que significa que a causa não pode ser identificada. Essas convulsões geralmente começam entre os 5 e 20 anos, mas podem acontecer em qualquer idade. As pessoas com essa doença não têm outros problemas neurológicos, mas às vezes têm um histórico familiar de convulsões ou epilepsia.

Algumas das demais causas mais comuns da epilepsia são:

AVC ou ataque isquêmico transitório (AIT)
Doenças que provocam a deterioração do cérebro
Demência, como a doença de Alzheimer
Lesão cerebral traumática
Infecções (incluindo abscesso cerebral, meningite, encefalite, neurosífilis e AIDS)
Problemas presentes antes do nascimento (defeitos cerebrais congênitos)
Lesões próximas ao momento do

Relacionados