Eliminação de desperdicios

Páginas: 12 (3000 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2012
ELIMINAR DESPERDÍCIOS REDUZ CUSTOS E MELHORA A GESTÃO
Adm. José Alexandre de Souza Gadioli: Mestre em Engenharia de Produção e Gestão de Negócios com ênfase em Controle de Gestão

Endereço: Avenida Saturnino de Brito, 1350/501 – 29055180 Vitória/ES

e-mail: gadioli@superig.com.br , xandygadioli@hotmail.com.br

1. Introdução

Nos últimosanos, muitas empresas têm sido acusadas de perder terreno nos mercados globais por falta de agilidade para programar e implementar novas tecnologias de produção. Uma justificativa muito utilizada para o problema é a de que métodos convencionais de análise de investimento de capital não conseguem antecipar o impacto real das decisões de mudança de tecnologia, porque atribui muito peso a resultadosfinanceiros de curto prazo e dá pouca ênfase a assuntos de difícil quantificação como melhoria da qualidade ou flexibilidade de produção. O gerenciamento eficiente dos custos exige um enfoque amplo, que transcende a empresa.

É preciso saber se a mudança de tecnologia é um fator importante na determinação dos custos. (Antes de prosseguir, é necessário explicar o que são determinantesestruturais e de execução. Os primeiros são relacionados às escolhas estratégicas da empresa com respeito à estrutura econômica, como escala de produção ou complexidade da linha de produto. Os outros são os que vão influenciar o posicionamento de custo da empresa, como programa de qualidade total, com suas ferramentas de suporte, etc.).

Shank (1996) propõe dentro de um sistema de Gestão Estratégica deCustos, a análise do determinante de custos, que propicia a empresa aprovarem uma decisão de compra de tecnologia, é preciso que esta tecnologia seja importante na definição de custos estrutural (ao lado de escala, complexidade da linha de produtos, escopo das operações, experiência) ou um determinante de custos de execução (ao lado de gestão da qualidade total, utilização da capacidade produtiva eparticipação da força de trabalho).

2. Assunto: Quatro Palavras-Chaves: Desperdício, Gestão Estratégicas e Processos.


No ambiente competitivo em que as empresas se inserem atualmente, as empresas deverão fazer dentro de seus processos produtivos somente o necessário, na quantidade que precisa, no momento certo e com qualidade. Essa é a fórmula que as empresas preocupadas com o seu altograu de desperdício podem utilizar. A busca da qualidade é o caminho, talvez único, para a sua sobrevivência e manutenção no mercado em longo prazo.

Uma empresa que busca a redução de custos devem se ater a uma filosofia de manufatura que propicie aspectos inerentes de redução de custos, redução de estoques, flexibilidade de produção, redução de prazos de entregas, a filosofia em questão é o JustIn Time (JIT), Peinado, (1999) cita Taiichi Ohno, quando explica a referida filosofia, sendo: “Just In Time significa que, em um processo de fluxo, as pontes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e somente na qualidade necessária. Uma empresa que estabeleça este fluxo pode chegar ao estoque zero, (...) para produzir usando o just in time deforma que cada processo receba o item exato necessário, quando ele for necessário, e na qualidade necessária, os métodos convencionais de gestão não funcionam bem (p.26).”

Fazer com que as empresas busquem sempre a eliminação do desperdício é de fundamental importância, entretanto não tem recebido a devida atenção na maioria das empresas, por mais que se divulgue, noticie neste mesmo contexto.Peinado (1999), considera que “JIT não tem como causa o estoque zero, mas a eliminação dos desperdícios”.

A redução dos estoques ao nível “zero, é conseqüência do tratamento da eliminação dos desperdícios”. Bornia & Wernke (1999) consideram que os sistemas de custos da qualidade atuais, os gestores não obtêm dados e informações suficientes para novas oportunidades de eliminar desperdícios e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eliminação de desperdícios
  • A busca por eliminação de desperdicios
  • Eliminação do desperdício ou perda zero
  • GUIA DE REDUÇÃO DE CUSTOS e ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS
  • Eliminação de desperdícios no processo produtivo de uma indústria do ramo de puericultura
  • Guia de eliminação de Desperdícios, redução de Custos e Sustentabilidade
  • Eliminação
  • Eliminacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!