Elienealencar

1137 palavras 5 páginas
Teresópolis: A Cristalização da Perspectiva Modernizadora.

O Documento de Teresópolis tem suas variedades e a justaposição dos relatórios de dois grupos de estudo. Já o de Araxá apresenta-se como um texto orgânico, de acordo com as opiniões de seus formuladores.
Suas características distintas ao Documento de Araxá. Teresópolis teve sua reflexão baseada em uma documentação anterior centrada na necessidade da Metodologia do Serviço Social perante a realidade brasileira, que foi discutido influindo ponderavelmente na sua cristalização.

Dantas conserva a legitimação das praticas tradicionais, mas as amplia inserindo praticas suscetíveis de serem comandadas pelas exigências do processo de “modernização conservadora”. São exemplares nesta operação, suas disquisições sobre o Caso, como “caso psicossocial” e como “caso socioeconômico” e no Grupo, institui trabalho com a população, no âmbito quer da community organization , quer do community devolopment . Ao conduzir o limite o transformismo, ele conferiu uma organicidade (teórica: de fundo estrutural-funcionalista, sem prejuízo do seu ecletismo; ideológica: com o viés da “modernização conservadora” embasado inteiramente a angulação desenvolvimentista, onde o papel profissional se dá pelo domínio tecnoburacrático) A cristalização da perspectiva modernizadora seria impensável sem a contribuição de Dantas que embasou os resultados do encontro de Teresópolis. Devemos agora, referir-nos ao próprio documento que se compõe dos relatórios dos dois grupos de profissionais participantes que se concentram na reflexão sobre os temas “Concepção cientifica da pratica do Serviço Social” e “Aplicação da metodologia do Serviço Social”.

No estudo do primeiro tema, o Grupo A, inspirado em Lebret, construiu um quadro geral de sete níveis, a partir de necessidades básicas e necessidades sociais, para classificar em seguida, os fenômenos mais observados na prática do Serviço Social, identificar as suas

Relacionados