ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO RESERVATÓRIO UTILIZANDO VIGAS ESPELHO NO VERTEDOURO.

1698 palavras 7 páginas
RESUMO

A usina hidrelétrica de Tucuruí, situada no Rio Tocantins, a 350 Km de Belém, no Estado do Pará, foi concebida na primeira etapa, com 12 unidades hidrogeradoras tipo Francis de 330MW cada e 2 unidades auxiliares de 20 MW cada, e a segunda etapa com 11 unidades tipo Francis de 375 MW cada.
Inicialmente o nível máximo excepcional da usina foi concebido na cota 74,00 m, mas por forças conjunturais, permaneceu o nível normal da usina na EL 72,00 m.
Em 2000, para fazer frente à falta de disponibilidade de energia no Sistema Interligado Brasileiro, houve manifestação formal do ONS (Operador Nacional de Sistema) solicitando a operação acima da cota 72,00 m, incrementando assim, benefícios energéticos.
Esta elevação do nível do reservatório ocasionou o aumento da área de inundação de 2.755 Km2 para 3.008 Km2 .
Com esta elevação houve um acréscimo na energia assegurada de 109 MW médios para a primeira etapa e de 94 MW médios, considerando as duas etapas concluidas.
Para alcançar as novas metas, houve a necessidade de se aparelhar o vertedouro com 23 vigas espelho para a contenção de vertimento pelo lado superior da comporta.
Esta alternativa foi escolhida, devido ao sistema de manobras das comportas por servo-motores estarem no seu limite máximo, não possibilitando esforços extras com acréscimos na estrutura das comportas.
As vigas foram instaladas a montante das comportas em nichos previamente construidos e montados com o auxílio do pórtico do vertedouro e prenchidos com concreto proporcionando maior peso e rigidez.

PALAVRAS-CHAVE

Vertedouro - Viga Espelho – Viga de Vedação - Tucuruí

1. INTRODUÇÃO

A UHE Tucuruí, está situada no rio Tocantins, no Estado do Pará a 350 km de Belém, e pertence à Eletronorte.
A operação comercial da 1a. etapa com suas 12 unidades geradoras de 330 MW cada, está baseada em uma queda líquida de 63,00 m, com a cota do reservatório em 72,00 m.
Com a retomada da 2a. casa de força com 11 unidades geradoras de

Relacionados