elevador hidraulico

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ





RELATÓRIO DE FISICA 2




ELEVADOR HIDRÁULICO






TOLEDO 2012

Elevador Hidráulico

Objetivo
O objetivo deste experimento émostrar o Princípio de Pascal no funcionamento de um elevador hidráulico.
Contexto
Em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas ematemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: "A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio étransmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido". O elevador hidráulico é um dos aparelhos que funcionam através deste princípio, transmitindo apressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultado final é que aplica-se uma força menor do que realmente necessária para se elevar um objeto. Acompanhe na figura abaixo.A pressão exercida na coluna mais estreita do elevador, onde a seção reta possui área a, é tansmitida a todos os pontos do fluido. Essa pressão é transmitida até o outro extremo, cuja colunatem seção reta de área A (maior que a). Se essa segunda coluna for usada como a coluna de um elevador hidráulico, vemos que a força que agirá sobre a coluna do elevador deverá ser maior que a força quefoi aplicada na primeira coluna. Isto é: p= f/a e também p= F/A, onde F é a força que age sobre a área de seção reta da coluna de fluido que acomoda a base da coluna do elevador hidráulico. Igualando-se as equações, tem-se a equação F= (A/a)f, onde (A/a) é maior que 1.
Isto implica que, se a área da coluna do elevador for triplicada, a força também será, devido à pressão em ambas as colunas sera mesma.
Outros exemplos da utilização do Princípio de Pascal são as cadeiras de dentistas ou ainda em sistemas como o freio hidráulico de automóveis.




Idéia do Experimento
A idéia do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elevador hidraulico
  • elevador hidraulico
  • Elevador Hidráulico
  • elevador hidraulico
  • Elevador Hidráulico
  • elevador hidraulico
  • Elevador hidráulico
  • elevador hidraulico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!