ELETROTERMOFOTOTERAPIA

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Hipófise
A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro e está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máter ( exceto oinfundíbulo). A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama.
Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é divida em duas partes distintas: o lobo anterior ( adeno - hipófise) e o loboposterior (neuro - hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro - hipófise possui origem nervosa. Entre essas duas porções existe uma zona pouco vascularizada chamada de parte intermédia, praticamente ausente em humanos, mas bem desenvolvida e funcional em outros animais.
Durante o processo de formação da hipófise na vida embrionária, observa-se que "a pars distalis"e a "pars intermedia" se originam da bolsa de Rathke (originada do teto da cavidade oral do embrião), e que a “pars nervosa” se origina de uma evaginação do assoalho do terceiro ventrículo. Em seguida, as duas partes se fundem e formam uma glândula aparentemente única.
A bolsa de Rathke se “enche” de células e forma a pars distalis; o fundo de sua bolsa se espessa e forma a pars intermediaque se justapõe à pars nervosa. Entre a pars distalis e pars intermédia permanece uma fenda (fenda hipofisária), o que macroscopicamente divide a glândula em lobos anterior e posterior. Assim, as duas partes formadas a partir da cavidade oral apresentam características de glândula, secretando hormônios que dependem do controle hipotalâmico (fatores/hormônios), os quais penetram na parte glandularatravés do chamado sistema porta-hipofisário (que une fisiológica e anatomicamente o hipotálamo e a hipófise). A parte neural não apresenta estrutura histológica glandular e suas células são chamadas pituícitos, rodeados por células intersticiais.
A Hipófise pode ser dividida em Adenohipófise e Hipófise .

Na Adenohipófise a parte distal é responsável pela secreção de ACTH, TSH, FSH,LH,ICSH, GH, PRL e a parte tuberal , próxima a haste hipofisária , não tem função hormogênica.
Na neurohipófise a pars nervosa corresponde a maior parte da neurohipófise e é responsável pelo armazenamento e liberação de ADH e Ocitocina, já a pars intermedia é uma estreita faixa de tecido entre a pars nervosa e a pars distalis. Produz o MSH.
Os principais efeitos dos hormônios adenohipofisáriose dos hormônios produzidos nos núcleos hipotalâmicos e liberados pela neurohipófise.
•  Ocitocina: promove contrações uterinas e expulsão do leite contido nas mamas etc...
•  ADH: promove retenção de água nos túbulos renais distais, diminui a sudorese etc...
•  Somatotrofina (GH) promove crescimento, regeneração de epitélios (mama, seminífero etc)
•  ACTH: promove síntese decortisol,corticosterona e H. sexuais (fascicular e reticular)
•  T 3 e T 4 : promovem aumento do metabolismo, colaboram na lactogênese, etc...
•  FSH: desenvolvimento folicular ovariano (estrógenos) e no macho espermatogênese.
•  LH: transforma folículo em corpo amarelo (progesterona; macho (testosterona e SPTZ).
•  MSH : estimula melanócitos na pele e formação da melanina (e sua concentração).
• Prolactina :É o principal hormônio estimulante da secreção do leite (pós-parto)
As gonadotrofinas FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) são produzidos pela porção anterior da hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. Esses órgãos, por sua vez, produzirão hormônios que atuarão no surgimento dos caracteres sexuais secundários e no processo de reprodução humana. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ELETROTERMOFOTOTERAPIA
  • Eletrotermofototerapia
  • Dermatologia- Eletrotermofototerapia
  • A IMPORTÂNCIA DA ELETROTERMOFOTOTERAPIA EM PACIENTES COM LOMBALGIA ATENDIDOS NA CLIÍNICA DE FISIOTERAPIA DAS FACULDADES INTA EM...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!