eletrotecnica

Páginas: 12 (2837 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014














PROJETO ELÉTRICO















CURITIBA
2014
SUMÁRIO

5.5.Disjuntores 15
6.1.1.Interruptor Diferencial Residual 16
6.1.2.Condutores Elétricos 16
6.1.3.Aparelhos e Tomadas 17










1. INTRODUÇÃO


O uso da eletricidade em residências exige diversas ligações, para organizar essas diversas ligações é necessária a realização de umprojeto elétrico. Desenvolvido a partir do projeto de arquitetura, o responsável pelo projeto elétrico define os pontos de luz e eletricidade da edificação, de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletroeletrônicos a serem instalados e os materiais a ser utilizados.
As instalações elétricas consomem entre 12 a 17% do custo total da construção.
Os principaiselementos utilizados são:
poste de recepção: permitem a entrada de energia na casa)
caixa de medição: colocada do lado de fora da casa, é dividida em duas partes. De um lado fica o medidor de consumo instalado pela concessionária e, paralelamente, o dispositivo de proteção - disjuntor ou chave seccionada acoplada a fusíveis. Em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o dispositivo interrompe acorrente elétrica;
quadro geral: nesse quadro, os circuitos que compõem a instalação devem estar agrupados separadamente.
fusíveis e disjuntores: são essenciais para proteger a instalação contra sobrecargas ou curto-circuitos. Fusíveis queimam quando percebem uma alteração na corrente, e então devem ser trocados; disjuntores “desligam” e não precisam ser trocados, já que não queimam.
diferencialresidual: trata-se de um dispositivo de segurança de uso recomendado pela ABNT e conhecido pela sigla DR. Trata-se de um disjuntor supersensível às menores fugas de corrente, ocasionadas, por exemplo, por fios descascados ou por uma criança que introduza o dedo ou qualquer objeto numa tomada. De atuação imediata, ele interrompe a corrente assim que verifica anomalias.
eletrodutos: conduítes poronde correm os fios e cabos que formam a instalação. Quando necessária, a conexão desses tubos é feita com peças apropriadas a cada uso.
fios e cabos: são condutores de energia que se diferenciam apenas quanto à forma e aplicação.
conectores: servem para unir fios e cabos.
tomadas, interruptores e outros pontos: a partir do quadro de distribuição, os fios ou cabos são conduzidos a diversospontos da casa, chegando até soquetes, interruptores ou tomadas.

Com relação aos tipos de fornecimento, tem-se que:
Até 12000 W: fornecimento monofásico, com dois fios (fases e neutro);
De 12000 a 25000 W: fornecimento bifásico, com três fios (dois fases e um neutro);
De 25000 a 75000 W: fornecimento trifásico, com quatro fios (três fases e um neutro).




2. OBJETIVO


O presentetrabalho tem como objetivo a elaboração da planta elétrica de um apartamento. Serão definidos os pontos em que haverá a colocação das tomadas, lâmpadas e chuveiros, sendo que para este será feito um circuito em separado. Além disto, é necessário calcular a potência de cada circuito e a amperagem suportada por cada disjuntor.
Também serão avaliados o fio fase, neutro e terra (quando for necessário).Assim serão elaborados os circuitos e constituída a planta elétrica, que será apresentada e descrita ao longo do trabalho.


3. PLANTA BAIXA

Para este projeto a seguinte planta será considerada:


4. MEMORIAL DESCRITIVO


4.1. Memorial Descritivo por Circuitos

Para circuitos, a NBR 5410 determina que se devam prever circuitos separados para iluminação e tomadas de uso geral (TUG´s).Deve-se, também, prever circuitos independentes exclusivos para equipamentos com corrente nominal superior a 10 A.
A NBR 5410 exige também a utilização de proteção diferencial residual (disjuntor ou interruptor) de alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a: Tomadas em todo local interno molhado ou sujeito a lavagens; tomadas em área externa e tomadas que, mesmo instalada em área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • eletrotecnica
  • Eletrotecnica
  • Eletrotécnica
  • Eletrotecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!