Eletrosática

347 palavras 2 páginas
Universidade Vale do Rio Doce - Univale
Faculdade de Engenharia
Engenharia Civil

Pamella Laignier F. Ferreira

APS - Processos Eletrostáticos

Física IV
5° período
Prof(a). Leandro Carvalho Nascimento

Governador Valadares, 26 de Fevereiro de 2015

Toda matéria é formado por moléculas que por sua vez são compostas por átomos. No núcleo destes átomos são compostos por três tipos de partículas, sendo:
- Prótons
- Nêutrons
- Elétrons
Cada uma das partículas tem suas próprias propriedades elétricas. Os prótons são partículas com cargas positivas, os nêutrons com cargas neutras e os elétrons são dados por cargas negativas.
A definição se um corpo é considera neutro, positivo ou negativo é dado pela quantidade de prótons e elétrons no átomo. Um corpo que possua a mesma quantidade de prótons e elétrons é considerado neutro. Quando possui mais elétrons negativo e quando possui mais prótons positivo.
Eletrizar um corpo significa modificar a quantidade de elétrons, adicionando eu reduzindo os mesmos.
Considerando um corpo eletrizado quando estiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado são chamado de eletrização.
Segue abaixo alguns dos processos mais comuns:
- Eletrização por atrito: usando duas substâncias são atritadas, ocorre uma migração de elétrons de uma para outra. A que recebe elé­trons adquire carga elétrica negativa e a outra, perdendo elétrons, adquire carga elétrica positiva .
- Eletrização por contato: São dois corpos condutores, sendo pelo menos um deles eletrizado, são postos em contato, a carga elétrica tende a se estabilizar, sendo redistribuída entre os dois, fazendo com que ambos tenham a mesma carga, inclusive com mesmo sinal.
- Eletrização por indução eletrostática: processo de eletrização é totalmente baseado no princípio da

Relacionados