Eletrostática

Páginas: 4 (793 palavras) Publicado: 27 de março de 2013
1. Quais e o que são fenômenos eletromagnéticos?

Eletromagnetismo é a parte da Eletricidade que estuda certos fenômenos nos quais intervêm corrente elétrica e campo magnético: podemos chamar aesses fenômenos, fenômenos eletromagnéticos.
Os fenômenos eletromagnéticos que à primeira vista parecem muito numerosos, na realidade são três únicos fenômenos:
1o) Uma corrente elétrica, passandopor um condutor, produz campo magnético ao redor do condutor, como se fosse um ímã;
2o) Um condutor, percorrido por corrente elétrica, colocado em um campo magnético, fica sujeito a uma força;3o) Suponhamos um condutor fechado, colocado em um campo magnético; a superfície determinada pelo condutor é atravessada por um fluxo magnético; se, por uma causa qualquer esse fluxo variar,aparecerá no condutor uma corrente elétrica; esse fenômeno é chamado indução eletromagnética.

Desde o advento das idéias inovadoras de Isaac Newton, estabeleceu-se uma interpretação causal douniverso segundo a qual todo efeito observado obedeceria a forças exercidas por objetos situados a certa distância. Nesse contexto histórico nasceu a teoria eletromagnética, segundo a qual as atrações erepulsões elétricas e magnéticas resultavam da ação de corpos distantes.
Era preciso, pois, encontrar a verdadeira causa final dessas forças, buscando-se uma analogia com a massa gravitacional deNewton e, simultaneamente, explicar de forma rigorosa os mecanismos de interação eletromagnética entre os corpos. Coube a Ampère, a partir de seus trabalhos sobre correntes elétricas, expor a teoria daexistência de partículas elétricas elementares que, ao se deslocar no interior das substâncias, causariam também os efeitos magnéticos. No entanto, em suas experiências, ele não conseguiu encontraressas partículas.
Por outro lado, Faraday introduziu a noção de campo, que teve logo grande aceitação e constituiu um marco no desenvolvimento da física moderna. Concebeu o espaço como cheio de linhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Elétrostatica
  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Eletrostatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!