Eletrostática

Páginas: 4 (823 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 ELETROSTÁTICA

•TEORIA
A Eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Pode-se dizer ainda que esta área estudaos fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos.

O estudo científico mais antigo sobre a eletrostática é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corposleves.

O fenômeno foi primeiramente estudado por Tales de Mileto, no século VI a.C. Ele já conhecia a eletrostática e procurava descrever o efeito no âmbar.

No século XVI, Gilbert utilizou a palavra"eletricidade", derivada do grego elektron que era o nome que os gregos davam ao âmbar. Gilbert reconheceu que a propriedade eletrostática não era restrita ao âmbar amarelo, mas que diversas outrassubstâncias também o manifestavam.

No geral, a eletrostática aponta para o princípio da ação e repulsão em que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraeGeorg Simon Ohm
No dia 16 de março de 1787, nasceu em Erlangen, na Bavária (Alemanha), Georg Simon Ohm, físico e matemático que muito contribuiu com a física, principalmente para a eletrodinâmica, ondeestabeleceu a lei batizada com seu nome.
Estudante da Universidade de Erlangen, obteve seu doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre luz e cores
Ohm iniciou sua carreira comoprofessor de matemática no Colégio dos Jesuítas, na cidade de Colônia, em 1825.
Sua intenção era de se tornar professor universitário, então continuou com seus trabalhos e pesquisas, dedicando-se àeletricidade.
Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era proporcional à área da secção transversal do fioe inversamente proporcional ao seu comprimento. A partir de suas observações, definiu o conceito de resistência elétrica.
Em 1827, publicou o resultado daquele que se tornou o seu mais importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Elétrostatica
  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Eletrostatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!