Eletrostática

Páginas: 8 (1910 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO

Eletrostática é a parte da eletricidade que trata das propriedades associadas à presença de cargas elétricas em repouso.
É impossível imaginar uma situação em que não estejam presentes cargas elétricas, visto que todo o corpo é constituído por átomos e todo átomo é parcialmente formado por cargas elétricas. Muitos acontecimentos cotidianos são conseqüência da ação decargas elétricas, como o surgimento de raios e o choque que se leva ao encostar em uma pessoa que veste roupa de lã em um dia com pouca umidade no ar. Quem conhece os conceitos envolvidos nesses tipos de acontecimento pode se prevenir de diversos problemas, adotando, por exemplo, medidas de proteção contra relâmpagos.2. ESTRUTURA DA MATÉRIA: CARGA ELÉTRICA

A matéria é constituída por átomos, que são estruturados basicamente a partir de três partículas elementares: o elétron, o próton e o nêutron (é importante ressaltar que essas não são as únicas partículas existentes no átomo, mas para o nosso propósito elas são suficientes). Em cada átomo há uma parte central muito densa, o núcleo, ondeestão os prótons e os nêutrons. Os elétrons, num modelo simplificado, podem ser imaginados descrevendo órbitas elípticas em torno do núcleo, como planetas descrevendo órbitas em torno do Sol. Essa região periférica do átomo é chamada de eletrosfera.
Experimentalmente provou-se que, quando em presença, prótons repele prótons, elétrons repele elétrons, ao passo que próton e elétron atraem-semutuamente. O nêutron não manifesta nenhuma atração ou repulsão, qualquer que seja a partícula da qual se aproxima. Dessas experiências é possível concluir que prótons e elétrons apresentam uma propriedade, não manifestada pelos nêutrons, denominada carga elétrica.
Convenciona-se:
Carga elétrica positiva (+) ⇒ próton
Carga elétrica negativa (–) ⇒ elétron
Verifica-se que, quando um átomoapresenta um número de prótons igual ao número de elétrons, o átomo é eletricamente neutro. Se o átomo perder um ou mais elétrons, o número de prótons no núcleo passa a predominar e o átomo passa a manifestar propriedades elétricas, tornando-se um íon positivo. Se o átomo receber elétrons, ele passará a manifestar um comportamento elétrico oposto ao anterior e tornar-se-á um íon negativo.Portanto, um corpo estará eletrizado quando o número total de prótons for diferente do número total de elétrons.
• NP < NE → corpo eletrizado negativamente
• NP > NE → corpo eletrizado positivamente
• NP = NE → corpo neutro

Princípio básico das ações elétricas estabelece que: “corpos com cargas de mesmo sinal repelem-se e corpos com cargas de sinais contrrios atraem-se”.
OBS: Ne é onúmero de elétrons e NP o número de prótons.
UNIDADE DE CARGA ELÉTRICA (Q)
UNIDADE NO SI:
Q → carga elétrica ⇒ Coulomb (C)

2.1 CARGA ELEMENTAR

A carga elétrica do elétron é chamada de carga elementar, em módulo, o seu valor é igual a carga elétrica do próton. Através de experiências, foi possível determinar seu valor:
e = 1,6 x 10-19 C
Tendo em vista que a eletrização de umcorpo se deve a falta ou excesso de elétrons, podemos escrever que a carga elétrica de um corpo é calculada da seguinte forma:
Q = ± n . e

UNIDADES NO SI:
Q → carga elétrica ⇒ Coulomb (C)
n → número de elétrons em excesso (-) ou em falta (+)
e → carga elementar ⇒ Coulomb (C)
3 – Processos de Eletrização















3. PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

A maioria dos corposexistentes na natureza encontra-se neutra; caso contrário, eles estariam em constante atração e repulsão.

3.1 ELETRIZAÇÃO POR ATRITO

Duas substâncias de naturezas diferentes, quando atritadas, eletrizam-se com igual quantidade de cargas em valor absoluto e de sinais contrários.
Se atritarmos vidro com seda, elétrons migrarão do vidro para seda, portanto o vidro ficará eletrizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Elétrostatica
  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Eletrostatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!