eletrosntatica

419 palavras 2 páginas
FACULDADE NOBRE – FAN
CORSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

SEMESTRE: 2013.2

ELETROMAGNETISMO
PROF. WANISSON SANTANA
DATA: 29/10/2013

LISTA DE EXERCÍCIOS I I I-

(MAGNETOSTÁTICA)

1) Em uma certa região condutora, o campo magnético é dado em coordenadas cilíndricas por

Determine a densidade de corrente J.
2) Um fio infinito que conduz uma corrente de 50 A no sentido positivo do eixo x é colocado ao longo deste na vizinhança de um loop circular de 10 espiras colocado no plano x-y. Se o campo magnético no centro do loop for zero, qual o sentido e o módulo da corrente no loop?

3) Dois fios paralelos e infinitos conduzem correntes de 6A em sentidos opostos.
Determine a densidade de fluxo magnético no ponto P representado na figuara abaixo. 4) Três fios longos em paralelo estão arranjados conforme mostra a figura.
Determine a força por unidade de comprimento que atua no fio que conduz a corrente I3.

5) No arranjo abaixo, cada um dos dois condutores longos em paralelo, que conduzem uma corrente I, estão sustentados por cordas de 8cm de comprimento, as quais têm uma densidade linear de massa de 0,3g/cm3.
Devido às forças de repulsão que atuam nos condutores, o ângulo entre as cordas de sustentação é de 10°. Determine o módulo e o sentido da corrente nos dois condutores.

6) Um longo condutor cilíndrico, cujo eixo coincide com o eixo z, tem um raio a e conduz uma corrente caracterizada pela densidade de corrente

 J
ˆ
J  0 z , onde J0 é constante e r é a distância radial a partir do eixo do r cilindro. Obtenha uma expressão para o campo magnético H em
a)

0r a

b)

r a

7) Repita o problema 3) para uma densidade de corrente dada por


ˆ
J  J 0er z .

8) O loop retangular mostrado na figura abaixo é co-planar com o comprimento de um fio retilíneo longo percorrido por uma corrente de 20A. Determine o fluxo magnético através do loop.

9) Um toróide de raio interno a =3 cm e raio externo b = 5 cm, encontra-se

Relacionados