Eletroquimica

Páginas: 9 (2116 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Trabalho de eletroquímica.
Índice.
Eletroquímica................................................................ 2
Células voltaicas........................................................... 2
Baterias........................................................................ 4
Corrosão....................................................................... 5Eletrólise....................................................................... 5
Eletrolise em cloreto de sódio fundido.......................... 6
Eletrolise da água......................................................... 7
Aspectos quantitativos da eletrólise............................. 8
Potencial de redução.................................................... 10Bibliografia.................................................................... 12
Eletroquímica
A eletroquímica é o ramo da química que trata da conversão da energia elétrica em energia química e vice-versa. Os processos eletroquímicos envolvem reações de oxirredução, que resultam em uma energia liberada, no caso das reações espontâneas ou, em outros casos, a eletricidade é usada para produzir a energia elétrica, caracterizando assim o processo deeletrólise.
Células voltaicas.
Quando um pedaço de zinco metálico é inserido em uma solução de CuSO4,parte do zinco metálico oxida na forma de íons Zn2+ e íons Cu2+ são reduzidos a cobre metálico. Essa reação redox espontânea é representada por:
Zn(s) + Cu2+(aq)  Zn2+(aq) + Cu(s)
Nota-se nessa reação que os elétrons são transferidos do agente redutor (Zn) pra o agente oxidante (Cu2+). Sesepararmos fisicamente os metais de zinco e de cobre em dois compartilhamentos diferentes, com solução de ZnO4 e CuSO4, respectivamente, como mostrado na figura abaixo, podemos ainda permitir que a reação aconteça desde que façamos essa conexão por meio de um condutor exterior (um fio metálico). Feita a conexão, acontece o fluxo contínuo de elétrons, tendo como consequência , a produção deeletricidade.

Um dispositivo, como o citado anteriormente, é denominado célula voltaica ou célula galvânica, homenagem aos cientistas italianos Alessandro Volta e Luigi Galvani. Por definição, nesse tipo de célula, o eletrodo no qual ocorre a oxidação é denominado ânodo e o eletrodo em que ocorre a redução é denominado cátodo.
O arranjo descrito é conhecido como célula de Daniell, um tipo de célulavoltaica, também denominada pilha de Daniell ou bateria de Daniell. Para a célula de zinco-cobre, as reações redox podem ser expressas como reações nos eletrodos:
Ânodo: Zn(s)  Zn2+(s) + 2e-
Cátodo: Cu2+(aq) + 2e-  Cu(s)
Reação espontânea: Zn(s) + Cu2+(aq)  Zn2+(s) + Cu(s)
É importante resaltar, que para completar o circuito elétrico, é necessário que haja um modo que permita a passagem doscátions e dos ânions. Para satisfazer essas solução são conectadas por uma ponte salina, um tubo que contém uma solução eletrolítica inerte, como NH4NO3 ou KCl, para impedir que essa solução venha a fluir dentro dos compartilhamentos adaptamos ela com disco sinterizado em cada uma das extremidades do tubo ou misturando um material gelatinoso como ágar-ágar, à solução eletrolítica.
Assim, ao mesmotempo em que os elétrons se fluem pelo fio condutor, na célula zinco-cobre, são formados os íons Zn2+e íons Cu2+ convertidos em cobre metálico no eletrodo de cobre. Como dito anteriormente, a ponte salina, permite completar o circuito elétrico entre as duas soluções e, por conseguinte, facilita o movimento dos íons de um compartilhamento para outro. Abaixo segue uma figura que representa esseprocesso.

O fato de haver um fluxo de corrente elétrica do ânodo para o cátodo deve-se a uma diferença de potencial entre os dois eletrodos. Experimentalmente, conforme mostrado na figura acima, é usado um voltímetro para a medir a diferença de potencial elétrico entre o ânodo e o cátodo, nesse caso, a leitura (em volts) é chamada de potencial da célula. Também é comum o uso dos termos força...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eletroquimica
  • eletroquimica
  • eletroquimica
  • eletroquimica
  • Eletroquimica
  • Eletroquímica
  • Eletroquimica
  • Eletroquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!