Eletroquimca

455 palavras 2 páginas
Eletroquímica
Gabriel R. (IC) 2ºE ; Armendes (FM)
E-mail: gabrielrasantos@outlook.com Palavra Chave: Pilhas, Eletrólise.
Introdução
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica, proveniente de um gerador (pilhas). É o inverso das pilhas.
Metodologia
Fiz esse trabalho usando a internet e com o conteúdo que o professor ajudou a elaborar.
Resultados e Discussão A Eletroquímica é um ramo da Química que estuda o fenômeno da transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa.
As reações que envolvem transferência de elétrons são chamadas de reações de oxirredução, pois nelas ocorrem simultaneamente a redução e a oxidação. A espécie química que perde elétrons passa por uma oxidação e fica com o Nox (número de oxidação) maior. Já a espécie química que recebe esses elétrons passa por uma redução e o seu Nox fica menor. Os dois campos de estudo principais da Eletroquímica são:
* Pilhas e baterias: Nesse caso existe a conversão de energia química em energia elétrica, ou seja, usam-se as reações químicas de oxirredução espontâneas para a geração de eletricidade.
Dentro das pilhas são colocadas certas substâncias químicas que reagem espontaneamente transferindo elétrons, isto é, por meio de reações de oxirredução. As pilhas possuem dois eletrodos, que são:
- ânodo: pólo negativo onde ocorre a oxidação;
- cátodo: pólo positivo onde ocorre a redução.
As pilhas e baterias também possuem um eletrólito, que é uma solução condutora de íons. Assim, forma-se um fluxo de elétrons entre esses pólos que resulta na formação de uma corrente elétrica que pode ser utilizada para que diversos aparelhos elétricos funcionem.
* Eletrólise: É o processo inverso que ocorre nas pilhas e baterias, ou seja, ocorre a transformação de energia elétrica em energia química. Utiliza-se energia elétrica para forçar a ocorrência de uma reação química não espontânea pela neutralização das cargas dos íons e formação

Relacionados

  • Produção eletroquímca de hidrogênio
    1780 palavras | 8 páginas
  • RELATÓRIO DA PRÁTICA VI (Eletroquímica)
    1588 palavras | 7 páginas