Eletropenuematica

3453 palavras 14 páginas
Departamento de Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia Mecatrónica

Projeto de uma instalação de ar-comprimido Jorge Cruz 22714
Escola de Engenharia
Sistemas Pneumáticos e Óleo-Hidráulicos
2012/13
Resumo – O Ar Comprimido é frequentemente descrito como a quarta utilidade, pois apesar de não possuir uma tão grande ubiquidade como a eletricidade, o petróleo e gás, desempenha um papel fundamental no mundo moderno. A principal diferença é que os utilizadores são capazes de gerar o seu próprio ar e têm uma palavra na forma como este é gerado.
A importância do ar comprimido é muitas vezes subvalorizada, mas na realidade este desempenha um papel fundamental na maioria dos processos de fabrico modernos e na civilização moderna. Mesmo que não sendo sempre percetível, a maioria dos produtos utilizados no quotidiano simplesmente não poderiam ser fabricados sem ar comprimido.
O ar comprimido representa cerca de 10% do total da energia utilizada a nível global na indústria atual.
Com tantas aplicações em tantos ambientes diferentes dependentes do ar comprimido, os compressores não têm apenas de comprimir o ar a uma pressão específica e a um determinado fluxo, mas também de fornecer ar com uma qualidade adequada. Para a maioria das pessoas, basta um compressor para que se consiga comprimir o ar, mas para obter a qualidade adequada do ar comprimido, muitas vezes é necessário mais equipamento.
Posto isto, em seguida, pretende-se demonstrar como deve ser dimensionado um circuito de ar-comprimido recorrendo a um exemplo proposto no âmbito do plano curricular da disciplina de Sistemas Pneumáticos e Óleo- Hidráulicos.

I.

INTRODUÇÃO

Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimido desempenham papel fundamental na produção e representam parcela expressiva do consumo energético da instalação. Entretanto, nem sempre estas instalações recebem os cuidados devidos, passando a ser uma fonte constante de desperdícios.
Um

Relacionados

  • Eletropenuematica
    3453 palavras | 14 páginas